Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública Geral recebe representantes do Nupemec para reunião sobre Cejusc

Publicado em

IMG_5706A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, juntamente com a coordenadora das Defensorias da Capital, Natali Massilon e a supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) , Rozane Magalhães, recebeu na manhã desta segunda-feira (19.06) as representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec), a desembargadora e supervisora, Tereze Neumann Duarte Chaves e a diretora do Núcleo, Mariana Viana Mont’alverne, para tratar de assuntos referentes ao Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

 

Na reunião, as representantes do Nupemec conheceram as instalações do Nusol e alinharam algumas demandas sobre mediação, como o prazo para os defensores públicos exercerem o estágio do curso de mediação, a habilitação dos defensores públicos instrutores para fazer o curso junto ao Nupemec, entre outros pleitos gerados pela parceria.

 

A Defensoria trabalha em parceria com o Cejusc por meio do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), que realiza atendimento, através dos defensores públicos, mediadores e equipe multidisciplinar (psicólogas e assistentes sociais). Nas sessões de conciliação e mediação, os assistidos são auxiliados e estimulados a buscar o consenso com autonomia e boa fé, por meio do mediador, que atuará de forma imparcial e com sigilo. Dos atendimentos realizados pelo Núcleo, 81% resultam em consenso, dos quais 74% são casos de divórcio e os outros 22% tratam de alimentos, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável.
Cejusc- O Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) tem como principal objetivo a realização ou gestão de sessões e audiências de conciliação e mediação, bem como para fazer atendimentos e orientar o cidadão fazendo com que não seja necessária a judicialização de processos e agilizando a solução de uma demanda.