Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Pública ministra palestra em projetos sociais do Superior Tribunal de Justiça

Publicado em

índice

A defensora pública Mônica Barroso, titular da 5º Defensoria Cível do 2o Grau  com atuação nos Tribunais Superiores, representou a Defensoria Pública do Estado do Ceará, nesta terça-feira, 8, durante ações dos projetos socioeducativos, realizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Os programas recebem estudantes, universitários, idosos e têm o intuito de oportunizar a aproximação dos cidadãos com o funcionamento do Tribunal, além de proporcionar educação em direitos e cidadania. Mônica Barroso foi a primeira defensora pública convidada para participar dos projetos sociais do STJ e ministrou uma palestra sobre “A Defensoria Pública e a defesa dos direitos dos idosos”.

Para a defensora, estar perto das pessoas dialogando, levando informações e orientando são iniciativas que fortalecem o acesso à justiça. “É uma honra ter sido a primeira defensora a falar nesses projetos sobre os serviços prestados pela Defensoria para essa população vulnerável. É ali, junto com os estudantes, com as mulheres, com os idosos que sentimos pulsar a cidadania mais de perto”, pontua.

Muito mais que participar das sessões de julgamentos, audiências com os ministros ou eventos sociais, Mônica Barroso explica que  “a aproximação com os servidores das cortes superiores, frequentar a biblioteca, almoçar nos restaurantes, participar dos projetos sociais e fazer cursos são os detalhes que permitem que o povo realmente conheça de perto o Tribunal da Cidadania e tenha acesso às informações sobre seus direitos e os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Judiciário”.