Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora pública ministra palestra no Plenário da Corte Especial do STJ para estudantes

Publicado em

WhatsApp Image 2018-03-26 at 16.52.41

A defensora pública Mônica Barroso ministrou palestra na última segunda-feira (26), na sede do Plenário da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. É a primeira vez que uma defensora pública palestra como convidada pela diretoria do Centro de Cultura e Memória do STJ, coordenadoria responsável pelos projetos sociais sediados pelo órgão. A palestra foi voltada para universitários de Direito da Faculdade Cathedral, localizada em Barra do Garças, município de Mato Grosso, e organizada por Jaime Cipriani, diretor de Centro de Cultura e Memória do STJ.

“Desde que eu cheguei aqui [em Brasília], tomei conhecimento que o STJ tem projetos sociais, coordenados pela diretoria de Cultura e Memória. O diretor me convidou para fazer parte e eu aceitei”, é o que relata a defensora pública. As ações dos projetos sociais do STJ são voltadas para visitas regulares de estudantes de Direito de todos os estados brasileiros, reuniões com idosos no próprio STJ para a tomada de conhecimento sobre os seus direitos e atividades com crianças e adolescentes. “Participar dos projetos sociais do STJ é muito interessante para não ficar somente no campo do Direito. Isso porque a diferença de um advogado para o defensor público é porque nós temos o compromisso social como mister”, considera.

Entre os destaques do encontro, a defensora pública, Mônica Barroso pontuou a importância do trabalho dos operadores do Direito, principalmente dos defensores públicos e dos Grupos de Atuação da Estratégia da Defensoria Pública nos Tribunais Superiores (GAETS). “Foi abordado o aspecto ético do exercício de profissões do Direito enquanto atuantes, cWhatsApp Image 2018-03-26 at 16.52.41(1)omo defensor, advogado, ministro e juiz”, afirma.

Para ela, a recepção dos alunos foi fantástica. “Ver aqueles alunos em busca de conhecer como funciona os tribunais superiores do país, acreditando na justiça, foi muito emocionante. E aconteceu dentro do Plenário da Corte Especial, onde são tomadas as decisões no âmbito do Direito”, afirma.