Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras se reúnem com secretário de saúde do Estado e solicitam ambulatório LGBTT

Publicado em

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos, Sandra Moura de Sá e a coordenadora do setor de Apoio Psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda, estiveram reunidas nesta semana com o secretário de saúde do Estado, Henrique Jorge Javi de Sousa para articular a implantação de um ambulatório público especializado para o atendimento do segmento LGBTT no Ceará .

Segundo a defensora geral do Estado, Mariana lobo, essa é uma demanda antiga e urgente do movimento LGBTT. “ Nós viemos aqui intermediar esse diálogo com o poder público porque entendemos que é uma pauta muito importante e que vai fazer toda a diferença na vida dessas pessoas”.

Já a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos, Sandra de Moura Sá, detalha a importância dessa articulação com a secretaria de saúde. “Nós atendemos o movimento LGBTT do Estado aqui na Defensoria Pública e eles nos trouxeram como uma de suas principais demandas a necessidade de um ambulatório especializado para o acompanhamento deles, que também serviria para municiar nossas ações de retificação de gênero e nome com o fornecimento dos laudos de endocrinologista e psicólogo. A maioria das ações de retificação de gênero e nome não tramita pela dificuldade de se obter esse laudos, então nós viemos aqui conversar com o secretário de saúde que se mostrou muito sensível a essa solicitação”, explica.

Para a psicóloga e coordenadora do setor de Apoio Psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda, os serviços públicos disponíveis para o acompanhamento psicossocial, hoje realizados no CAPS tratam da saúde mental ou da dependência em álcool e outras drogas, não estando adequados para as especificidades das demandas do público LGBTT, muitos deles apresentam sofrimento psicológico e chegam a fazer o tratamento hormonal por conta própria o que pode colocar em risco a própria saúde, sendo imprescindível a implementação desse ambulatório especializado”.

No dia 8 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizará uma audiência pública para ouvir as demandas do público LGBTT, esclarecer as ações de retificação de gênero e nome, bem como elucidar outros direitos desse segmento da população.