Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores diagnosticam problemas e adquirem EPIs para lares de idosos

Publicado em

WhatsApp Image 2020-04-02 at 16.00.18

Após diagnosticarem a falta de máscaras, luvas e álcool em gel em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Ceará em plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os defensores públicos estaduais mobilizaram-se e estão adquirindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais e internos dessas entidades, por meio de parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará.

Todas as 24 ILPIs foram contatadas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) nos últimos dois dias. As que apresentaram queixas de falta de EPIs receberão remessas desses produtos. “Estamos fazendo a cotação e trabalhando para recebermos esse material já amanhã [sexta-feira, 3/4]”, detalha a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Amélia Rocha.

Em paralelo, o NDHAC e o Núcleo do Idoso começaram nesta quinta-feira (2/4) a expedir ofícios ao poder público – que mantém essas instituições integral ou parcialmente – para a tomada de uma solução definitiva do problema. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), indivíduos acima de 60 anos são o principal grupo de risco da Covid-19. Logo, se o vírus chegar às Ilpis, o risco de mortalidade é incalculável.

“Enviamos questionários a todas as instituições. A ideia é que elas sistematizem as demandas pra gente ver o que pode fazer na adoção, no momento, de medidas extrajudiciais para que esses espaços funcionem dentro das recomendações para o atual quadro de emergência”, explica a supervisora do NDHAC, defensora Mariana Lobo. “Nosso trabalho tem sido colaborativo, no sentido de detectar os problemas e trazer soluções”, pontua.

O conteúdo dos documentos dialoga com os encaminhamentos de videoconferência promovida nessa quarta-feira (1º/4) pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). Representantes de mais de 30 entidades participaram da discussão, que também contou com a participação da Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE).

“Várias instituições relataram problemas com EPIs. Mesmo aquelas privadas não conseguem achar esses produtos com facilidade. Mas Prefeitura e Governo relataram que já fizeram aquisição dos equipamentos. Estão todos diligentes. O problema é a logística, porque a falta de EPIs é um problema nacional. Estamos agindo na tentativa de ajudar essas instituições porque os idosos são os que apresentam maior risco para essa enfermidade”, reforça o supervisor do Núcleo do Idoso da DPGE, defensor Daniel Madeira.

Até o começo da tarde desta quinta-feira, mais de 986 mil pessoas haviam sido infectadas pelo coronavírus no mundo desde dezembro do ano passado. Já são mais de 206 mil recuperados e mais de 50 mil mortes em decorrência da doença. No Brasil, os números são: mais de 7.000 doentes e 252 mortes. No Ceará, até o momento, são 445 casos confirmados e nove mortes (quase todas de idosos).

WhatsApp Image 2020-04-02 at 16.44.34.