Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores ministram palestra no I Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis do Ceará

Publicado em

IMG_0039A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou na manhã desta quinta-feira (7) do I Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dos Escolas Públicas Estaduais do Ceará que teve como tema: “Grêmios Estudantis: (Re)Conhecendo espaços de atu(A)ção na comunidade escolar”. O encontro teve como objetivo criar espaços para interação entre estudantes gremistas, possibilitando a construção de debates sobre a importância do Grêmio na construção de uma escola pública de qualidade e mais participativa. O Fórum aconteceu no Centro de Eventos do Estado do Ceará.

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas e oficinas referentes aos direitos básicos e garantias para que todos os jovens tenham cada vez mais qualidade de vida, os quais foram divididos em 14 eixos temáticos. Os alunos gremistas escolheram previamente as oficinas, por meio da inscrição para o evento. Na mesa redonda presidida pelos os defensores públicos Sandra Sá, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletiva (NDHAC), e Adriano Leitinho, supervisor do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (NADIJ), participaram cerca de 50 jovens.

“Foi um momento muito proveitoso. Eram jovens interessados e com vontade de aprender, tiraram muitas dúvidas sobre direitos humanos, sobre como agir em casos de bullying, em casos de homofobia. Ao final, nos articulamos para fazer uma reunião com as escolas de Fortaleza para levarmos educação em direitos no âmbito do Direitos Humanos”, assim avalia a defensora pública Sandra Sá que participou do evento levando conhecimentos sobre o núcleo em que atua.

De acordo com Adriano Leitinho, “essa interação com a juventude é importante para entendermos os anseios desses jovens e com isso trabalhar de forma mais eficaz com políticas públicas que possam melhorar a convivência social e tornar o mundo melhor para recebê-los na vida adulta. Também é importante para com eles e com os seus entusiasmos, juntos, construirmos ferramentas novas na busca do combate a violência em todas as suas formas , garantindo a segurança que todos precisamos para viver”, descatou o defensor púbico que abordou, ainda, sobre o conceito de segurança e violências tipos de violência e suas causas e como agir para preveni-la.

Durante a palestra os defensores públicos apresentaram os projetos da Defensoria Pública, como o Acolhe e o Núcleo de Justiça Restaurativa, e abordaram sobre o papel da Defensoria como instituição pacificadora, principalmente por meio do seu papel de educação em direitos e de como os jovens podem fazer em suas escolas para diminuir os conflitos.

O 1º Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis do Ceará é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e do Instituto Unibanco.