Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos acompanham manifestações em Juazeiro do Norte e em Fortaleza nesta quarta-feira (07.09)

Publicado em

14232559_1172128269518119_8467917728143325894_n

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais (GAI), acompanhou as manifestações desta quarta, 7 de setembro, em Juazeiro do Norte e em Fortaleza e repudia o clima de tensão causados pela ação agressiva da Polícia Militar, sobretudo, no ato que culminou na noite desta quarta na Capital.

Em Juazeiro do Norte, o defensor público do GAI relatou na manhã clima de tensão, mas que houve mediação e que os eventos foram contornados, de forma pacífica.

Em Fortaleza, três defensores públicos acompanharam a manifestação com intuito de assegurar que não houvesse violação de direitos. Ao final, a Polícia Militar chegou de forma ostensiva aos manifestantes, que já se dispersavam, e houve tumulto. Os defensores públicos se apresentaram, na ocasião, tentando a mediação entre as partes, mas presenciaram disparos de bala de borracha, agressões, bombas de efeito moral e spray de pimenta. Uma defensora pública que estava de plantão se identificou, mas foi empurrada e advertida a se afastar, também presenciando agressões aos cidadãos que estavam ao redor. Um boletim de ocorrência sobre esta abordagem foi aberto no Segundo Distrito Policial de Fortaleza.

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará informa que cobrará providências da Polícia Militar e abrirá procedimento na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará – CGD, pedindo apuração dos fatos.

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará continuará acompanhando as manifestações populares para que seja assegurado o direito a livre expressão dos cidadãos, sem quaisquer ato de violência ou desrespeito.