Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos do interior realizam comemorações no Dia Internacional da Mulher

Publicado em

tauaEm alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, defensores públicos que atuam em comarcas do interior do Estado realizaram homenagens para as assistidas da Defensoria Pública que procuraram atendimento

Em Tauá, o Poder Judiciário e o Ministério Público juntaram-se à Defensoria Pública para a realização de café da manhã seguido de uma roda de conversa e de distribuição de mimos para as mulheres. “Juntos organizamos a ação que além da roda de conversa, que teve um representante de cada instituição, ofertamos um espaço para maquiagem e atendimentos de saúde feitos por uma equipe de Farmácia, fizemos um espaço para as crianças e cada mulher atendida pela Defensoria recebia uma lembrancinha”, conta o defensor público de Tauá, Antônio Lopes Filho, que iniciou o planejamento da programação com a defensora pública Renata Emili.

A roda de conversa foi liderada pela defensora pública Renata Emili Leite Mota. “Foi uma alegria grande quando vimos que cada instituição estava representada por uma mulher na roda de conversa, foi um bate-papo bem informal, orientamos as mulheres sobre direitos, empoderamento feminino e tiramos algumas dúvidas que elas tinham em relação, principalmente, à lei Maria da Penha, onde procurar ajuda e quais direitos elas têm”, destaca a defensora pública.

Em Baturité, o defensor público Matheus Machado aproveitou a data para levar mais conhecimento sobre direitos para as mulheres do município em ação realizada com a parceria do Instituto Federal do Ceará (IFCE). “No encontro que promoveu a educação em direitos tivemos a presença de cerca de 100 pessoas; houve a participação de uma psicóloga do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) destacando a interdisciplinaridade do nosso trabalho. A aceitação foi bem positiva, inclusive uma mulher transexual nos procurou no final do evento para orientações sobre a mudança de nome. Nós já agendamos o atendimento dela”, destacou o defensor.

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado também em Fortaleza com a inauguração da nova sede do Nudem no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).