Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos lançam livros durante programação do XIV Conadep

Publicado em

defensores escritores

Os defensores públicos Jorge Bheron da Rocha, Ana Mônica Anselmo de Amorim e Julliana Nogueira Andrade lançaram livros durante a programação do XIV Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

O livro “Litigância Estratégica na Defensoria Pública”, da defensora pública Ana Mônica Anselmo de Amorim faz parte da coleção Escrevendo a Defensoria Pública, que tem como objetivo verticalizar o estudo a respeito da instituição, servindo tanto a quem estuda para concursos públicos quanto a quem já integra a carreira e pretende aprimorar ou se atualizar profissionalmente.

ana monica“Litigar estrategicamente é desenvolver mecanismos de atuação que extrapolam a mera representação processual e individualização dos sujeitos envolvidos, visando uma completa modificação da situação-problema e das potenciais demandas decorrentes dela. É antever conflitos que podem vir a existir, atuando de forma preventiva na modificação das estruturas sociais que geram os problemas. A intenção é refletir sobre os aspectos dessa atuação, potencializando o papel da Defensoria Pública na construção de projetos emancipatórios por meio de uma intervenção transformadora da realidade social a partir de conflitos estruturais. Litigar estrategicamente é você, hoje, ter um foco mais voltado para uma justiça social, que atenda um grupo maior de pessoas e não ficar apenas atuando judicializando ações e protocolando peças”, contextualiza Ana Mônica Anselmo de Amorim.

O livro “Litigância Estratégica na Defensoria Pública” foi escrito em parceria com a defensora pública da Paraíba, Monaliza Maelly Fernandes Montinegro de Morais.

Já o trabalho da defensora pública Julliana Nogueira Andrade Lima, com o livro “Direito Juvenil e Neurociências: fato e responsabilidade”, surgiu após a defensora concluir mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra defendendo a tese “O fato qualificado pela lei como crime praticado pela criança e sua responsabilização à luz das neurociências”, trazendo à Defensoria Pública do Ceará novos argumentos contrários à redução da maioridade penal.

As neurociências estão cada vez mais próximas dos Tribunais e têm contribuído com o Direito por meio de valiosas pesquisas, sobretudo, no enfoque da responsabilização juvenil. Através desses estudos científicos, especialistas demonstram a importância das regiões frontais do cérebro no momento da tomada de decisões. Estes argumentos neurocientíficos têm reforçado que o jovem é uma pessoa em desenvolvimento biológico, cujo cérebro não estaria pronto para tomar decisões racionais e nem suprimir seus impulsos agressivos e inconsequentes.

“Defender adolescente é bem diferente de defender adulto. A minha intenção era trazer à discussão outros argumentos que pudessem fundamentar essa distinção, e foi a partir disso que passei a buscar entender e refletir sobre argumentos neurocientíficos que vêm cada vez mais ganhando espaço nos tribunais. Após isso, encaminhei todo o material com algumas adaptações à editora, que acolheu e viabilizou sua publicação para que, assim, eu possa compartilhar e convidar à reflexão todos que tiverem a curiosidade de ler as ideias”, completa.

bheronPor fim, o defensor público Jorge Bheron Rocha, titular do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), lançou o livro “Custos Vulnerabilis – A Defensoria Pública e o equilíbrio nas relações político-jurídicas dos vulneráveis”. Para o defensor escritor, a Defensoria Pública é o órgão do Sistema de Justiça e Promoção Social mais próximo da sociedade, graças a sua atuação no atendimento ao público de forma direta e massiva. “Tem-se no Estado-Defensor um órgão de índole democratizante que tem em sua missão modernizada no sentido de efetivar direitos e garantias fundamentais de um lado, e contribuir ativa e preventivamente para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito. Neste sentido, sobressai a atuação da Defensoria Pública como Amicus Democratiae, colaborando para o debate sobre formulação e implementação de políticas públicas e propostas legislativas que visem a concretizar direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, em especial dos vulneráveis”, destaca  Jorge Bheron Rocha.

Além destes, o defensor público Paulo César do Carmo escreveu um artigo científico que integrou o livro “Teoria geral da Defensoria Pública”, também lançado durante a programação do Conadep.

Haverá um segundo lançamento dos livros das defensoras públicas Ana Mônica Anselmo de Amorim e Julliana Nogueira Andrade Lima no dia 29 de novembro na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará.