Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos são promovidos para a entrância intermediária

Publicado em

IMG_4183

Na última sexta-feira, dia 19 de maio, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realizou a cerimônia de entrada em exercício de 30 defensores públicos promovidos para a entrância intermediária, de acordo com o previsto nos artigos 42 e 47 da Lei Orgânica da Defensoria Estadual 06/97. O momento dá continuidade ao processo de reestruturação funcional, implementado em consonância com a Lei Complementar 171/2016, promovendo uma maior valorização do defensor público, com maior perspectiva de ascensão na carreira, menor evasão profissional, possibilitando a permanência dos defensores públicos também no interior.

IMG_4169De acordo com a defensora pública geral, Mariana Lobo, “qualquer luta institucional é uma luta de estratégia porque para nós, que lidamos com a população mais carente, tudo é mais difícil porque, infelizmente, a gente lida com esferas que não compreendem e nem querem empoderar o nosso assistido. Mas essa realidade está mudando graças ao compromisso e a atividade de cada defensor público do país. Esta solenidade de hoje é fruto principalmente do caminhar atrelado, acordado lado a lado com a sociedade civil. É fruto da instituição compreender que o nosso poder vem do povo e é com ele que nós temos que lutar”, ressaltou.

O defensor público Ricardo César Pires Batista, responsável pela Coordenadoria das Defensorias do Interior, conduziu a assinatura do termo em exercício. “Sou defensor público há quase nove anos e durante esses anos participei de muitas batalhas, nessas ocasiões fui conhecendo a história da Defensoria Pública, conhecendo e escutando quem por ela lutou antes de mim e agregando tais conhecimentos à minha luta. E isso tem tudo a ver com esse momento que estamos aqui celebrando, pois cada promoção, quando nos sentimos valorizados e ascendemos na carreira, o vigor e a vontade de lutar por essa instituição devem ser renovados. Que esse fato tenha significado de renovação do vigor defensorial para vocês, e que realmente sejamos o contra-poder, aquele que está ao lado dos menos favorecidos”, destacou.

A promoção aconteceu na data de homenagem a todos os profissionais da carreira, o Dia Nacional do Defensor Público. “Nós vimos o empenho da administração em realizar este momento e estamos muito felizes em ser exatamente hoje. Sabemos que a instituição tem muito a crescer, muito a conquistar e esperamos por isso. Porque quando tivermos todos os nossos direitos concretizados vamos mostrar mais ainda a nossa essencialidade para a população. Nós não vamos nos encastelar, estaremos ainda do lado da sociedade civil, concretizando direitos fundamentais para a população”, destacou o defensor público Muniz Augusto Freire Araújo Evaristo que falou em nome dos promovidos.

Estiveram presentes na solenidade o subdefensor público geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior; o corregedor Luiz Fernando de Castro da Paz; a ouvidora geral externa, Merilane Coelho; e a presidente da Associação dos Defensores Públicos, Ana Carolina Gondim Ferreira Gomes.