Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria acompanha crise no sistema carcerário do Estado

Publicado em

A Defensora Pública Geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, e as supervisoras dos Núcleos de Execuções Penais (NUDEP), Flávia de Andrade Lima, e de Atendimento ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (NUAPP), Gina Kerly Moura, participam na manhã desta segunda-feira (23) de reunião no Palácio da Abolição com o governador do Ceará, Camilo Santana, os secretários de Justiça e de Segurança Pública, representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. Na ocasião, será apresentado um relatório sobre o acompanhamento feito pela Defensoria Pública nos presídios durante o último final de semana de crise, quando ocorreram motins e óbitos dentro do sistema penitenciário do Estado.

“Nós temos uma preocupação muito grande de que se faça verdadeiramente um levantamento de quantos morreram, quantos estão feridos e quantos precisam de assistência médica, após as rebeliões deste fim de semana.Nós também vamos pedir que o Estado informe às famílias sobre a situação real. A Defensoria Pública vai acompanhar de perto para assegurar que essas pessoas tenham acesso à justiça e aos direitos básicos”, pontuou Mariana Lobo.

Durante o final de semana, os defensores públicos visitaram todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e mantiveram diálogo com os diretores das unidades e Sejus para verificar a situação dos presos frente à greve dos agentes penitenciários e na tentativa de assegurar o reestabelecimento do fornecimento de água, luz e comida para os detentos. Além disso, os defensores tem atuado como mediadores com os familiares, buscando estabelecer diálogo entre o poder público, internos e familiares.