Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria apresenta dados de interiorização no Pacto do Ceará Pacífico

Publicado em

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.08.49

Durante a reunião do Pacto Por um Ceará Pacífico, conduzida pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, a secretária executiva da Defensoria, Samia Farias, apresentou os números e dados da Defensoria, reforçando o alcance que a instituição teve com a chegada dos 35 novos membros. A reunião aconteceu na manhã desta sexta e contou com a presença dos chefes de poderes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, prefeitos, reitores e secretários de Estado.

Segundo ela, todos os municípios acima de 45mil habitantes passarão a contar com a presença de defensores públicos, um marco importante para a consolidação da instituição no interior. Estes novos defensores entram em atuação ainda em outubro. Além dos dados sobre a capilaridade pelo Estado, a secretária executiva apresentou os dados consolidados até setembro, quando a Defensoria de janeiro a setembro beneficiou com atendimentos e orientações em direito 719 mil pessoas.

Durante a reunião, o governador apresentou a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) que, de janeiro a setembro de 2019, registrou uma retração de 52,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, são 1.830 mortes a menos. Os CVLI englobam os casos que se enquadram como homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.