Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria assina parceria com organismo internacional para atuar em territórios mais vulneráveis

Publicado em

protocolo

A Defensoria Pública do Estado do Ceará firmará protocolo de intenções para cooperação técnico-insitucional com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em cerimônia que acontecerá no dia 30 de agosto, às 16h, na sede da DPGE, localizada na Av. Pinto Madeira, 1111, Luciano Cavalcante, Fortaleza/CE. Este acordo tem por objetivo prevenir e reduzir as consequências humanitárias relacionadas à violência urbana em Fortaleza, permitindo que a população de bairros mais vulneráveis volte a ter acesso a rede de garantia de direitos e os serviços públicos essenciais.

Para o ato, o subdefensor público Geral do Estado, Leonardo Antônio de Moura Júnior, fará a assinatura juntamente com a chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca Aeschlimann. Além deles, dez defensores públicos e dez coordenadores do CICV, incluindo uma delegação vinda de Genebra, estarão presentes para pactuar as ações conjuntas das duas instituições.

“A parceria é fruto de um diálogo institucional que já dura mais de um ano e que vem apresentando muitas potencialidades na contribuição mutua para o aperfeiçoamento dos serviços. O CICV tem uma expertise notável e metodologias consolidadas para atuação em situações de crise e conflito, o que vem sendo uma necessidade cada vez maior no cotidiano da Defensoria. No mesmo sentido, a Defensoria tem papel fundamental no recebimento de casos e demandas nas áreas de interesse e atuação do CICV”, pontua Leonardo de Moura Júnior.

“Celebramos com otimismo a assinatura deste acordo de cooperação, que tem o objetivo de fortalecer e facilitar o acesso das vítimas de violência armada aos serviços oferecidos pela Defensoria. Esperamos que o trabalho conjunto das duas instituições tenha um impacto positivo na vida dessas pessoas”, declara Simone.

Histórico – Fundado em 1863, o CICV trabalha no mundo todo para levar assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas da guerra. É uma organização independente e neutra e o seu mandado se origina essencialmente das Convenções de Genebra, de 1949. Com sede em Genebra, Suíça, a organização tem cerca de 16 mil colaboradores em 80 países e é financiada principalmente por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O CICV resolveu por instalar escritório em Fortaleza a fim de ampliar seu trabalho humanitário no Brasil.

Serviço

Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para cooperação técnico-institucional com o CICV.

Local: Av. Pinto Bandeira, 1111, Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE

Hora: 16h