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Defensoria atende comunidade do Serviluz

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Nesta quarta-feira, 28, a Defensoria em Movimento chegou ao bairro Serviluz, a primeira manhã de atendimentos foi movimentada por solitações de informações e atendimentos para casos de divórcio ou apenas para solução de dúvidas. O atendimento segue até sexta-feira, 30, de 8h às 12hna avenida Zezé Diogo, 310 – Cais do Porto, e o caminhão fica estacionado em frente ao centro comunitário Dona Luíza Távora.

De acordo com o defensor público e assessor de Relacionamento Institucional, Eduardo Villaça, o bairro foi escolhido porque integra a poligonal do Pacto por um Ceará Pacífico, politica intersetorial que visa a pacificação social. Além disso, durante esta semana, a Prefeitura de Fortaleza promove a 16ª edição do Projeto +Bairros, oferecendo diversos serviços à população. “A ideia é integrar uma rede de serviços assistenciais e de proteção à população. Isso é uma forma de nos aproximarmos da comunidade e de potencializar a atuação do núcleo descentralizado que a Defensoria Pública mantém na região”, reforça o defensor.

A manicure de 28 anos, Eliene de Lima Santos procurou o serviço para dar entrada no divórcio, demanda por vezes adiada. Ela já não vive com o ex companheiro e nunca tinha dado entrada na ação. “Consegui resolver aqui mesmo para dar entrada no processo, agora é só aguardar para assinar. Facilitou muito o atendimento aqui próximo de mim, porque não precisei me deslocar para longe e nem esperar muito, fui bem atendida”, relata. A situação de Lucimeire Santos dos Anjos, de 40 anos é bem parecida, mas a ação de divórcio já estava aberta na justiça. Neste caso, a defensora deu as orientações necessárias para que seja assinada ainda essa semana o divórcio, no caminhão de atendimento. “Eu pensava que ia ter que me deslocar até a Defensoria, mas não. Aqui mesmo eu posso resolver tudo até sexta-feira e já sair com os documentos assinados. Não foi demorado para eu ser atendida, eles já me passaram todas as orientações e eu vou resolver ainda essa semana”, conta.

O caso de Carlos de Sousa Oliveira, técnico em mecânica de 49 anos era um pouco mais simples. Ele procurou a Defensoria para solicitar uma autorização de isenção de taxa para retirar a 2ª via de sua certidão de nascimento, que extraviou. “O tempo de atendimento aqui é bem razoável, existem locais que a gente precisa esperar muito, e eu saio satisfeito porque consegui resolver meu problema hoje mesmo”, declara.

A defensora pública titular do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), Ana Thallita Nóbrega destacou a importância desse serviço chegar até a população e afirmou que o atendimento foi bem tranquilo e produtivo. “Esse projeto da Defensoria tem exatamente esse objetivo, a gente vir aqui na comunidade para facilitar o acesso desse serviço para as pessoas. É um atendimento rápido, se o assistido estiver com a documentação necessária nós já abrimos a ação, se não, prestamos todas as orientações necessárias e encaminhamos para o setor competente para ajuizamento de uma possível ação”, reitera a defensora.