Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública comenta mudanças recentes na Lei Maria da Penha

Publicado em

abusivo

Na ultima semana, foi sancionada pelo Governo Federal mais uma mudança na  Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06)  para que agressores sejam obrigados a ressarcir custos relacionados aos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor em 45 dias.

O projeto já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2018, mas sofreu mudanças durante a análise no Senado, quando os senadores incluíram, por exemplo, a necessidade de uma condenação judicial definitiva para que o pagamento fosse exigido. O texto voltou à Câmara e todas as mudanças do Senado foram rejeitadas. Com isso, a lei sancionada não exige condenação do agressor, e o ressarcimento pode ser pedido no âmbito civil.

De acordo com a supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), Jeritza Braga, “a efetividade dessa alteração para os assistidos da Defensoria é praticamente mínima, porque atendemos aqui famílias inseridas em um contexto de vulnerabilidade muito grande, inclusive vulnerabilidade econômica. As pessoas não têm dinheiro para arcar com esses custos. É o mesmo contexto da discussão sobre o pagamento das tornozeleira eletrônicas ou quando o juiz arbitra sobre o pagamento de uma fiança, mas nossos assistidos não têm condições financeiras mesmo. Além disso, é importante frisar que essa medida não vai acabar com a violência doméstica. Precisamos de ações de educação em direitos como uma forma de prevenção da violência”, destaca a defensora pública.

Desde o advento da Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher vêm sendo fortemente enfrentada e denunciada. A Lei Maria da Penha completou 13 anos em agosto deste ano e representa um marco na trajetória da luta contra a violência doméstica, abrangendo a violência física, patrimonial, sexual, moral e psicológica. No Núcleo  de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública, a defesa dos direitos das mulheres é central, perpassando toda a assistência, orientação jurídica, requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, assim como ajuizando ações necessárias de acordo com o caso, como pensão alimentícia, guarda, divórcio e dissolução de união estável. Durante o primeiro ano de funcionamento do Nudem dentro da Casa da Mulher Brasileira, o núcleo atendeu 8.636 mulheres em situação de violência doméstica no período de junho de 2018 a junho de 2019. Em todo o ano de 2018, o Núcleo em Fortaleza realizou 4.388 atuações, demonstrando um aumento de 9,5% em relação a 2017 e 56,8% em relação a 2016.

Em Defesa Delas – Este ano, a Defensoria Pública realiza a campanha “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, projeto nacional dos defensores públicos, encabeçada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). O objetivo é apresentar à população o trabalho da Defensoria Pública em favor da garantia de direitos para as mulheres. A ação acontece em parceria da Defensoria Pública do Estado do Ceará com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).