Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria consegue cirurgia de coração para assistido

Publicado em

38

“Próximo dia 8 será o aniversário do meu pai, mas, além do seu nascimento, graças a Defensoria Pública nós iremos comemorar o seu renascimento”. O relato é de Roberlanio de Souza, 27, filho do agricultor aposentado José Elio de Souza, que, após a atuação da Defensoria Pública no Crato, pôde realizar uma angioplastia e sair da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital do Coração do Cariri.

O procedimento de angioplastia coronária no Hospital do Coração do Cariri foi estimado em 70 mil reais e foge da realidade financeira da família do senhor Elio, que mora na zona rural do Crato, em Sítio Alegre. “Nós fizemos de tudo para solucionar esse problema da melhor forma, mas quando ficamos cientes do valor tivemos que recorrer à justiça. Esse valor é inviável para nós que trabalhamos com a agricultura. A Defensoria Pública foi nossa saída e solução”, reforça Rubens.

A cirurgia, realizada na última sexta-feira, 30, foi viabilizada após diversos contatos da Defensoria Pública com o hospital. A defensora pública Jannayna Nobre explica que o caso do senhor foi uma conquista, pois o hospital não está realizando esses procedimentos de alta complexidade alegando insuficiência de recursos. “Temos conhecimento que o Hospital do Coração do Cariri faz parte da Programação Pactuada e Integrada (PPI) que lida diretamente com o recebimento de verba para a realização de procedimentos de alta complexidade. Entramos em contato com o hospital e lidamos de forma extrajudicial”, explica a defensora.

Seu José Elio recupera-se bem e já está novamente com sua família. Graças a atuação extrajudicial da Defensoria do Crato, o paciente pode receber o tratamento devido, fazendo valer a garantia integral do direito à saúde. Para os interessados, a Defensoria Pública no Crato atende de segunda a sexta, de 8h às 17h. O núcleo está localizado em dois endereços; o do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, situado na Rua Álvaro Peixoto, s/n, São Miguel, e na Casa de Mediação, situada na Rua Rua Álvaro Peixoto de Alencar, 304, São Miguel.

Núcleo da Defensoria Pública no Crato

Rua Álvaro Peixoto de Alencar, s/n, São Miguel, Crato-CE.
Casa de Mediação: Rua Álvaro Peixoto de Alencar, 304, São Miguel, Crato-CE. Telefone: (88) 3521-2875/(88) 3521-2506