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Defensoria dá início a segunda etapa do calendário de implantação do Solar

24 de junho de 2019

SOLARDesde a última segunda-feira, 17, a Defensoria deu início ao segunda etapa do calendário de implantação do sistema Solução Avançada de Atendimento de Referência (Solar), que busca dar mais velocidade e integração ao cotidiano dos atendimentos. A implantação do Solar, iniciou em março de 2019, no Núcleo do Idoso, desde então, três Núcleos de Petição Inicial da Capital receberam o sistema. Na etapa seguinte, iniciou a implantação nos núcleos especializados (Nudesa, Nudecon e NURDP), chegando agora ao Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) e Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) que esta semana recebem a ferramenta para gerenciamento.

A nova plataforma da instituição possibilita que os assistidos sejam cadastrados e que todos os dados fiquem registrados, como o histórico da pessoa na instituição: por quais núcleos passou, que ações deu entrada, por quem foi atendido, entre outras informações. A partir disso, quem trabalha no atendimento pode ter acesso às informações, agilizando o atendimento sobre o perfil e a demanda do assistido.

A defensora pública e secretária executiva da Defensoria, Sâmia Costa Farias, explica que o sistema foi criado na Defensoria Pública de Tocantins há sete anos e já foi inserido nas rotinas de oito estados. Recentemente, iniciou o processo de implantação no Ceará, Piauí, Maranhão e Sergipe. Em janeiro deste ano, os defensores e colaboradores da instituição receberam treinamento de como acessar a plataforma. “O Solar moderniza a dinâmica de funcionamento da Defensoria. Ainda estamos em fase de implantação e aprendizado, portanto, alguns cadastros podem demorar e demandam de mais tempo. Mas, a expectativa é de adaptação rápida durante este segundo calendário”, comenta a defensora.

A introdução do novo sistema na Defensoria do Ceará ocorrerá de forma cooperativa, gradativa e gratuita com a cessão de programas e compartilhamento de informações com as demais Defensorias. Já possuem o sistema os seguintes núcleos: Núcleo de Petição Inicial (Napi); Núcleo do Idoso; Núcleo de de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol); Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon); Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa); Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no Bairro João XXIII; Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no Bairro Mucuripe e  Núcleo de Resposta ao Réu (Nurdp).

Confira o calendário de implantação
 Nuham e NDHAC   dia 17 de junho de 2019
Nudem       1 de julho de 2019
Nadij   15 de julho de 2019
Nuaja 22 de julho de 2019