Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria disponibiliza contatos para urgências e apoio psicossocial às mulheres em situação de violência

Publicado em

WhatsApp Image 2020-03-26 at 16.14.46

Durante esta semana, a ONU Mulheres publicou um estudo e destaca que, em contexto de emergência, aumentam os riscos de violência contra as mulheres e meninas, no âmbito doméstico. “[…] aumentam devido ao aumento das tensões em casa e também podem aumentar o isolamento das mulheres. As sobreviventes da violência podem enfrentar obstáculos adicionais para fugir de situações violentas ou acessar ordens de proteção que salvam vidas e/ou serviços essenciais devido a fatores como restrições ao movimento em quarentena. O impacto econômico da pandemia pode criar barreiras adicionais para deixar um parceiro violento, além de mais risco à exploração sexual com fins comerciais”, consta no documento.

Em resposta a este cenário, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Ceará colocou sua equipe multidisciplinar (psicóloga e assistente social) à disposição das assistidas para atender remotamente. O cenário de medo – comumente encontrado em situações de violência doméstica – se agrava com a sensação de “desassistência” que coloca essa mulher em maior vulnerabilidade. “Já existem fatores que potencializam a violência, seja por meio de problemas emocionais, filhos, questão financeira, entre outros. Nesse cenário de isolamento, essa mulher também tem receio de não conseguir ajuda; de sair de casa para buscar socorro e não ter ninguém na rua para ajudá-la. Esse trabalho que o Nudem está realizando é de suma importância”, esclarece a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga.

Além disso, é importante a solidariedade de vizinhos, amigos e toda a sociedade na conscientização e prevenção da violência. A Delegacia de Defesa da Mulher, em Fortaleza, está funcionando 24h, e a atuação da Defensoria Pública tem trabalhado em todas as urgências relacionados à temática.

“É importante frisar que, apesar da quarentena, a rede de enfrentamento não está parada. Estar em isolamento social não significa que estas mulheres serão caladas. As defensoras do Nudem estão em teletrabalho, recebendo ligações e atendendo, porque sabemos que, durante esse período de isolamento, a violência tende a aumentar. Além dos problemas que maximizam o cenário da violência, como as tensões, mais tempo em casa. A questão da violência doméstica deixa de ser algo somente que acontece na calada da noite e passa a acontecer durante a manhã, também”, esclarece a defensora.

Caso você escute, veja ou vivencie algum tipo de violência doméstica, ligue para o 190. Em situação de dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, você pode ligar para o 180.

Serviços:

Fale com a Defensoria Pública (Psicossocial)
Telefones: (85) 98560.2709 (8h às 14h) / (85) 99294.2844 (11h às 17h)

NUDEM FORTALEZA – Urgências
(85) 99763-4909 / 98712-5180 e nudem@defensoria.ce.def.br

Rede de apoio:

Polícia Militar
Telefone: 190

Central de Atendimento à Mulher
Telefone: 180

Delegacia de Defesa da Mulher
Endereço: Rua Teles de Sousa, s/n – Couto Fernandes, Fortaleza – CE, 60442-040
Telefone: (85) 3108-2950