Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará conhece estrutura do Departamento de Controle Interno do Maranhão

Publicado em

DSC_0274

No último dia 7 de abril, a assessora de Desenvolvimento Institucional da Defensoria Pública do Ceará, Maria Inês Cochrane Sampaio, realizou uma visita técnica à Defensoria Pública do Maranhão com o objetivo de conhecer a estrutura funcional do Departamento de Controle Interno, bem como obter informações sobre outras práticas exitosas da instituição maranhense.

Maria Inês Cochrane Sampaio foi recebida pelo subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda, que classificou como salutar a iniciativa da troca de experiências entre as duas instituições. A representante do Ceará esteve envolvida em reuniões com o chefe do Departamento de Controle Interno da DPE/MA, Gil Eanes Lobato. “Ficamos muito honrados de receber colegas de outras Defensorias para compartilhar rotinas e procedimentos de grande relevância para garantir o andamento adequado da instituição”, ressaltou Gil.

De acordo com Maria Inês Cochrane Sampaio,  “as informações obtidas a partir das experiências adquiridas na instituição maranhense em muito contribuirão para a fase de implantação do setor de Controle Interno na Defensoria do Ceará”, destacou Maria Inês.

Controle Interno
Em janeiro, a Defensoria Pública do Ceará e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) assinaram um termo de cooperação técnica para que a CGE preste auxílio na estruturação do Controle Interno no órgão de assistência jurídica. Em parceria com a CGE, será criado um comitê interno com alguns membros e servidores do quadro da instituição. Cada um ficará incumbido de realizar atividades voltadas à construção do Controle Interno da Defensoria Pública, nas suas respectivas áreas de atuação, responsabilizando-se pela integração das ações nos demais setores. Também caberá ao comitê desenvolver e conduzir a implantação das metodologias recomendadas pela  CGE.