Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Maracanaú realiza mais de 7 mil atendimentos nos últimos meses

Publicado em

maracanau2

A Defensoria Pública do Ceará em Maracanaú comemora a crescente procura por atendimentos no Núcleo localizado dentro do Shopping Feira Center. De novembro do ano passado até maio deste ano, foram contabilizados 7.408 atendimentos. As principais demandas envolvem ações de família, tais como divórcio, alimentos, investigação de paternidade, dentre outros, além das causas criminais. A unidade conta com a atuação de oito defensores públicos, onde dois defensores atuam no atendimento da petição inicial, dois nas varas cíveis, três nas varas criminais e um defensor público na vara de família. O espaço possui 11 salas para atendimento individualizado aos assistidos, com painel eletrônico, ambiente climatizado, além de sala de conciliação, brinquedoteca, banheiros, copa e hall de atendimento.

De acordo com a supervisora do Núcleo, a defensora púbica Anna Kelly Vieira Nantua Cavalcante, a expectativa é que número de assistidos continue crescendo: “É visível o aumento do número de atendimentos ocorridos na comarca de Maracanaú, principalmente no que tange aos atendimentos de petição inicial. Dessa forma, o desafio de supervisionar o funcionamento do Núcleo é mais acentuado, tendo em vista que o nosso maior objetivo é manter a qualidade dos atendimentos, diante do crescente número de assistidos que procuram à Defensoria Pública. Acredito que nos próximos  seis meses o número de assistidos cresça mais ainda e contamos com o apoio de todos os defensores públicos atuantes na comarca, bem como dos colaboradores e estagiários, para continuarmos desenvolvendo, com excelência, a orientação jurídica e a promoção dos direitos individuais e coletivos, judicial e extrajudicialmente, aos hipossuficientes”, ressalta.

Como funciona o Núcleo

O Núcleo de Maracanaú funciona para atendimento de petição inicial e de acompanhamento dos processos já em andamento. Para atendimento de petição inicial, o Núcleo funciona, em regra,  da seguinte forma: o assistido que comparece à Defensoria Pública pela primeira vez é informado quais documentos precisa providenciar para o ingresso da ação e é feito um agendamento para seu atendimento; na data agendada, o assistido retorna para o atendimento com o defensor público, portando os documentos necessários, oportunidade em que a petição inicial é elaborada e protocolada.

Os casos de urgência, tais como relacionados à execução de alimentos e casos de saúde, o atendimento se dá diariamente sem agendamento.  Para os atendimentos de acompanhamento dos processos, os defensores atendem diariamente, normalmente sem agendamento e por ordem de chegada.

Para ser atendido no Núcleo da Defensoria Pública em Maracanaú, o endereço é: Shopping Feira Center – Avenida 1, número 17 – Jereissati I, Maracanaú. Para mais informações, ligue (85) 3371.8356 ou tire suas dúvidas através do Alô Defensoria, no número 129. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone público ou fixo.