Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento integra ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Publicado em

IMG_8180

Na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, será palco para mais uma edição do programa Defensoria em Movimento. Dessa vez, os atendimentos dos defensores públicos estarão voltados para as mulheres vítimas de violência, em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro. A ação da Defensoria Pública integra a campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, e, junto com outros órgãos estaduais e municipais, busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres. Os atendimentos na Praça do Ferreira acontecerão das 8 às 12 horas.

De acordo com a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), a força tarefa é uma forma de ampliar o conhecimento sobre o trabalho da Defensoria, que integra a rede de garantias de direitos das mulheres vítimas de violência.
“O objetivo é formar uma conscientização sobre a violência contra a mulher, promover o debate e a reflexão sobre a violência doméstica e familiar que  é uma responsabilidade de todos. A informação é a melhor estratégia para enfrentar este problema, somar esforços para assegurar o direito e a cidadania das mulheres, fortalecer e dar garantias de que cada uma e cada um de nós pode ser um defensor na luta contra a violência doméstica e familiar”, reforça a defensora pública.

Durante a manhã do dia 26, a Defensoria em Movimento focará sua atuação no enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres, mote da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”, que teve início no dia 19 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Ao longo deste período, a Defensoria Pública integra ainda a programação construída em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres do Estado do Ceará, com atividades que contemplam rodas de conversa, palestras, seminários e oficinas realizadas na Casa da Mulher Brasileira.

“O projeto Defensoria em Movimento não poderia ficar de fora dessa campanha porque nós atendemos constantemente  mulheres vulneráveis a diversos tipos de violência, principalmente a doméstica e a violência de gênero. Todos nós tomamos conhecimento de casos desse tipo de violência, que se repetem constantemente, e não podemos nos calar. A Defensoria em Movimento, integrando os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, é uma forma de dar mais força e visibilidade à campanha e a este momento de luta pela garantia de direitos da população vulnerável”, complementa o defensor público Eduardo Villaça, assessor de Relacionamento Institucional.

Defensoria em movimento – Em um ano de edição, programa da Defensoria que consiste em uma política de aproximação com as comunidades. Com um caminhão climatizado e adaptado, é realizado o atendimento dos defensores públicos com ações de educação em direitos e assistência jurídica gratuita à população. O serviço móvel da Defensoria Pública tem cinco estações de trabalho e espaço para 120 pessoas do Ceará e já realizou 3.772 atendimentos, beneficiando 13.680 pessoas. Em 26 edições, o projeto já passou por 13 lugares, principalmente nos bairros da periferia de Fortaleza e em municípios do interior.

Serviço
Defensoria em Movimento – atendimentos voltados para as mulheres vítimas de violência, em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher
Local: Praça do Ferreira – Centro de Fortaleza
Data: 26 de novembro
Horário : 8 às 12 horas