Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento fará atendimentos jurídicos e ações de educação em direitos em Limoeiro do Norte

Publicado em

def movimento limoeiro

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, realizará no dia 10 de maio mais uma edição do projeto Defensoria em Movimento. Após os atendimentos realizados em Santana da Cal, comunidade de Canindé, a Defensoria chega ao distrito de Tomé, em Limoeiro do Norte. É a segunda vez que o projeto ocorre em uma comunidade da zona rural do Estado, levando educação em direitos e assistência jurídica aos moradores. Os serviços ocorrerão na Capela do Sagrado, das 8h até o meio dia.

O distrito de Tomé fica a 30km do centro de Limoeiro do Norte. De acordo com a defensora pública com atuação em  Limoeiro, Mayara Mendes, a vinda do Defensoria em Movimento para a cidade tem grande importância para a sociedade. “É necessário mostrar para a população a atuação da Defensoria e deixar claro que os serviços que a instituição oferece, dessa forma, as pessoas poderão buscar assistência e orientação jurídica tendo consciência de seus direitos”, disse.

A escolha da comunidade foi pensada de acordo com as dificuldades de deslocamento desta população, que fica bem distante do Centro. “O objetivo da Defensoria é fortalecer-se enquanto instituição, cumprindo o papel social que é levar todos, principalmente, os que mais precisam do acesso à justiça, com orientação e intervenções”, ressalta a defensora pública.

Paralelo aos atendimentos, o Defensoria em Movimento recebe uma atividade do Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) na quinta-feira, 10, a partir das 14h, no barracão do acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, ao lado do Distrito de Tomé. O acampamento é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e foi uma articulação da Ouvidoria da Defensoria Pública com o Nuham. Ainda no sábado, dia 12, a partir das 17h, os defensores Lino Fonteles e Mayara Mendes participarão de uma roda de conversa, em parceria com movimentos sociais locais. Na segunda-feira, 07, haverá celebração e ato político dos quatro anos do acampamento que é composto por centenas de famílias que lutam por moradia.

Os atendimentos do Defensoria em Movimento antecedem a audiência pública do III Orçamento Participativo da instituição, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 11. O momento acontecerá a partir das 8h30min, no Núcleo de Informação Tecnológica- NIT.R. Cônego Bessa, 2381- Centro, Limoeiro do Norte. O encontro tem o objetivo de ouvir sugestões sobre as atividades mais importantes a serem implementadas pela Defensoria no ano de 2019.

    Defensoria em Movimento:

9 e 10 de maio
8h às 12h
Distrito de Tomé, zona rural
Capela do Sagrado
Atividades NUHAM
quinta, 10 a partir das 14h
sábado, 12 a partir das 17h
Acampamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi

    III Orçamento Participativo
Município Sede: Limoeiro do Norte
Local:Núcleo de Informação Tecnológica – NIT. R. Cônego Bessa, 2381 – Centro, Limoeiro do Norte – CE
Dia: 11/05/2018 (sexta-feira)
Hora: A partir das 08h30