Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento realiza manhã de atendimentos na zona rural de Tauá

Publicado em

WhatsApp Image 2019-06-27 at 10.30.20

O caminhão da Defensoria em Movimento amanheceu esta quinta-feira (27) em um distrito de Tauá, Sertão dos Inhamuns. Logo cedo, moradores de várias localidades rurais aproveitaram a oportunidade para ter o acesso à justiça. Demandas variadas receberam orientação jurídica ou puderam ser resolvidas a partir do atendimento feito pelos defensores públicos.

Foi o caso de Veridiano Rodrigues, 32 anos, da localidade São Benedito, em Tauá. Há anos ele convivia com o nome da mãe dele escrito errado no documento. Mas ao escutar no rádio que o distrito receberia a presença da Defensoria em Movimento, o agricultor rapidamente se organizou para obter um encaminhamento para corrigir o erro. “Aproveitei que a Defensoria veio até a sede do distrito e vim, porque ir até a cidade é mais distante pra mim. Eu acho muito boa a ideia da Defensoria vir nas localidades, porque já consegui resolver o que precisava”, afirma.

Os atendimentos foram feitos pelos defensores públicos Eduardo Villaça, assessor de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, Antônio Lopes Filho e Lina Ponte Marques, titulares no núcleo da Defensoria em Tauá. “Verificamos que muitas pessoas estão com problemas relativos à documentação básica. Estamos prestando assistência jurídica, orientando, enviando ofícios a cartórios e, em alguns casos, ingressando com ações de retificação. Quem não veio com todos os documentos, estamos agendando. Então, estamos atuando para resolver isso, até porque essa documentação é pressuposto para ter acesso a direitos”, explica o defensor Antônio Lopes Filho.

Para o morador Rui Flávio, iniciativas como essa favorecem a aproximação da Defensoria com a população. “A gente tem muito a agradecer à Defensoria. As classes mais baixas têm dificuldade de ter acesso à justiça. Mas vindo aqui a gente vai esclarecendo as dúvidas. A gente sabe que tem muita demanda, mas com o caminhão aqui vai se resolvendo”, defende.