Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento retorna ao bairro Vila Velha para mais atendimentos

Publicado em

def mov vila velha SITE 2

O Defensoria em Movimento retoma os atendimentos no bairro Vila Velha para prestar assistência e orientação jurídica aos moradores nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), no Santuário Nossa Senhora da Assunção. Na última semana, a Defensoria esteve no Centro de Integração Social (CIS) da comunidade do Vila Velha II e realizou 120 atendimentos nos dias 17 e 18 de maio.

O Vila Velha, localizado na zona Oeste do município de Fortaleza, é considerado um dos três bairros com maior incidência de sub-registro, conforme dados da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). O Grande Bom Jardim e o Vicente Pinzon são as outras regiões com maior ausência de registro, de acordo com a pesquisa. As principais demandas de registro da região do Vila Velha na semana passada foram alteração de nome, autorização para registro tardio, segunda via de certidão de nascimento, retificação e suprimento de prenome. A edição do Defensoria em Movimento também esclarece no âmbito consumidor, família, moradia, saúde e toda a rede de garantia de direitos ao indivíduo.

As atividades do programa fazem parte da campanha nacional “Onde existem pessoas, nós enxergamos cidadãos: Defensoras e Defensores Públicos pelo direito à documentação pessoal”, com apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e das Defensorias Públicas de todo o País. O intuito é conscientizar a população mais vulnerável de que o direito ao registro civil é uma forma de exercitar a cidadania, proporcionando acesso aos serviços públicos básicos. O problema do sub-registro impossibilita o indivíduo de ter acesso às escolas, ser atendido em hospitais e postos de saúde, participar de campanhas de vacinação e usufruir de programas sociais.

“Na grande maioria das vezes, os que mais precisam da Defensoria Pública sequer sabem que ela existe, pois está em um nível de vulnerabilidade tão grande, vulnerabilidade econômica, técnica e informacional”, informa a defensora pública e assessora de relacionamento institucional Amélia Rocha. De acordo com ela, o Defensoria em Movimento tenta romper essa barreira indo até a comunidade para viabilizar a presença de quem não tem dinheiro para a passagem ou quem tem dificuldade de locomoção. “É também um espaço de formação para nós, defensores públicos, a partir do momento que nos lembra constantemente a nossa razão de existir, que são as pessoas em condição de vulnerabilidade”, considera.

Serviço:

Defensoria em Movimento
Datas: 24 e 25 de maio
Horário: 8h ás 12h
Local: Santuário Nossa Senhora da Assunção – Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960 – Vila Velha
Para mais informações, ligue 129.