Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria entra com ACP para suspender processo seletivo de Colégio da Polícia Militar em Fortaleza

Publicado em

reuniao-col-militarA Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, entrou com a Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência pedindo a anulação do concurso para o Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, realizado no dia 10 de dezembro, em Fortaleza. A Ação Civil Pública é assinada pelos defensores públicos do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Sandra Moura de Sá, Francisco Elinton Meneses e Hélio Sousa Vasconcelos.

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas recebeu, no dia 12 de dezembro, os pais de candidatos para uma reunião e escutou os relatos do que aconteceu no dia da prova. Foram constatadas várias irregularidades como no caso dos candidatos que fizeram a prova por meio de liminar, que foram colocados em uma situação desproporcional com relação aos demais concorrentes, atraso nas provas e muito tumulto nas portas de locais de realização, situação relatada pelos pais de alunos e também na imprensa. A gestão da Escola esteve na reunião e atribuiu a realizadora do concurso as responsabilidades sobre a confusão gerada.

Esta ação decorreu da observância de uma série de nulidades, irregularidades e afronta aos direitos coletivos daqueles que se submetem ao processo seletivo 2018 para o Colégio da Polícia Militar General Edgar Facó. Desde a inscrição ao concurso até a execução da prova, os candidatos se depararam com um total despreparo da empresa organizadora, bem como com o desrespeito a razoabilidade, ao edital e a igualdade de tratamento entre os concorrentes, sendo a anulação medida que se impõe para o restabelecimento da isonomia no certame”, explica a defensora pública Sandra Sá.

Entenda – A Defensoria Pública do Estado do Ceará conseguiu uma liminar para que todos os estudantes que tiveram suas inscrições indeferidas, por divergência de faixa etária, possam realizar a prova no domingo, 10 de dezembro, para o Colégio Militar General Edgard Facó. Uma ação coletiva, impetrada pela defensora pública Liana Lisboa, foi impetrada durante o plantão defensorial em favor de várias crianças e adolescentes que tiveram a inscrição cancelada por problemas de checagem de dados no sistema. A juíza Maria Marleide Queiroz concedeu liminar no sentido de garantir a realização de provas de todas crianças e jovens que estejam em casos similares.