Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria firma acordo com rádio comunitária de Ubajara para tirar dúvidas sobre os direitos dos ouvintes

Publicado em

A Defensoria Pública firmou parceria com a Rádio Liberdade, frequência FM 98.7, de Ubajara, localizada a 304 km de Fortaleza. A participação da instituição é representada pelo defensor público, Rafael Piaia, da comarca de Ubajara, por meio do quadro “Educação e Cidadania onde você estiver com o defensor público de Ubajara”, inserido na programação. A veiculação acontece em períodos quinzenais, nas quartas-feira, no horário de 9 horas da manhã.

WhatsApp Image 2018-04-12 at 15.25.28A programação do quadro conta com assuntos que envolvem a atuação da Defensoria Pública, como direitos civis, políticos, sociais, culturais, econômicos, individuais e coletivos, entre outros. “De acordo com as maiores demandas e dúvidas recebidas no Núcleo da Defensoria, em Ubajara, é feita uma abordagem sobre esses assuntos compilados e levados ao programa”, explica Rafael Piaia. Segundo avaliação do defensor, o quadro está tendo uma participação expressiva dos ouvintes, que interagem via telefone, whatsapp e demais redes sociais. “Temos participação ativa da comunidade que nos chega com perguntas constantes. As dúvidas mais frequentes são no que diz respeito ao direito à saúde, direito de família, direito patrimonial e na esfera criminal”, declara.

O defensor pontua que a experiência e a divulgação é uma das funções institucionais da Defensoria Pública na Educação em Direitos, independente da situação econômica dos ouvintes. “A demanda da Defensoria Pública de Ubajara aumentou após as atuações na Rádio, porque os munícipes passaram a ter conhecimento dos seus direitos e a possibilidade de efetivá-los”. Muitos ouvintes da rádio acompanham o quadro e depois chegam com documentação necessária pronta para o ingresso da ação, o que evita o retorno do assistido.