Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria garante dia de diversão para crianças e jovens no Sesc Iparana

Defensoria garante dia de diversão para crianças e jovens no Sesc Iparana

Publicado em

 

Os pés de Guilherme*, 08, já não aguentavam mais de tanta andança. Somente em um dia, ele já tinha percorrido trilha, piscina e campo de futebol, antes mesmo da hora do almoço. Mas o cansaço não venceu a vontade de continuar percorrendo o Sesc de Iparana até o fim das programações no dia articulado pelo Núcleo de Atendimento da Defensoria na Infância e Juventude. Junto a Guilherme, outras 270 crianças e adolescentes de unidades de acolhimento de Fortaleza tiveram a oportunidade de ter um dia de atividades e lazer na última sexta-feira, 24.

O dia de programação iniciou às 8h e contou com atividades como visita guiada na Trilha Ecológica, no Viveiro de Mudas e no Horto Educacional, iniciativas de educação em saúde e apresentação da Brigada da Natureza, assim como lanche, momento de brincadeiras e banho de piscina. As atividades aconteceram até às 15h, momento em que as crianças e adolescentes tiveram oportunidade de acompanhar o encerramento das atividades com uma programação especial de Carnaval.

As atividades visam garantir o acesso dos acolhidos às programações culturais, bem como momentos de lazer e convivência comunitária. “Essas atividades lúdicas e recreativas são essenciais ao desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes, muitas delas afastadas do convívio familiar há muito tempo. Vida digna é vida feliz, é vida com oportunidades, diversão, convivência social e saúde mental. Viver é muito mais que somente existir, é contemplar, é experimentar. E o nosso papel institucional é garantir que toda criança e adolescente tenha uma vida saudável, em todos os aspectos, digna e feliz”, enfatiza a defensora pública que atua no Nadij, Ana Cristina Barreto.

O acesso ao lazer, arte e cultura são direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como na Constituição Federal. Os documentos garantem o princípio da dignidade da pessoa humana e asseguram o direito à uma vida digna que vai além do mínimo essencial como saúde, moradia, alimentação e educação. Para a assistente social do Abrigo Renascer, Elizabeth Pinheiro, o evento é uma forma de efetivar o acesso à esses direitos. “A atividade no Sesc é o primeiro passeio deste ano e, sem dúvidas, eles já vêm cheios de expectativas, pois são poucas oportunidades de lazer. Momentos como esse são muito importantes para eles, afinal fazem parte do direitos das crianças e colabora para o desenvolvimento social, além de elevar a autoestima, integra cada vez mais. Aqui eles reencontram os amigos e até os irmãos que estão em outros abrigos em um dia de muita diversão e brincadeiras – eles gostam demais”, diz.

“Esses eventos são sempre muito aguardados por eles. É momento de integração, reencontro e é pela atuação e iniciativa da Defensoria Pública junto aos abrigos que isso tem sido possível. Tem sido um grande diferencial, sempre buscando somar na vida dessas crianças”, destaca a assistente social do abrigo Recanto da Luz, Luciene Marques.

O Nadij atua junto às unidades de acolhimento de Fortaleza e promove ações de educação, acesso ao lazer e à cultura, treinamentos e profissionalizações, tudo por meio de parcerias com empresas privadas e públicas, que também veem a importância dessas iniciativas. Em 2019, vários parceiros integraram a programação, como Corpo de Bombeiros, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Shopping Riomar Fortaleza, Circo Marcos Frota, Fanor Devry, Ecopoint, entre outros.

*O nome da criança foi alterado para preservar a identidade.