Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inaugura nova sede do Nuapp e lança o programa Rede Acolhe

Publicado em

NUAPP

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE) inaugura nesta sexta- feira, 07 de julho, a nova sede do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), localizada na Rua Auristela Maia Farias, nº 1112, no bairro Luciano Cavalcante, ao lado da sede da DPGE. Na ocasião, também será realizado o lançamento do programa Rede Acolhe, que visa a redução dos danos causados pela violência.

O novo espaço vai facilitar no suporte e apoio às famílias, evitando o deslocamento de um canto a outro da cidade. “Essa nova localização facilita pelo fato de já ter toda a logística da Defensoria Pública para nos dar apoio. Ficamos mais próximos do Fórum, ao lado do Núcleo Central de Atendimento da DPGE e do Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep), estamos todos interligados. Apesar da nova sede, nosso atendimento continua descentralizado, pois também estamos no fórum, nas unidades prisionais e, em casos urgentes, com atendimentos nas delegacias”, afirma a defensora pública que atua no Nuapp, Gina Moura.

A defensora explica ainda que a nova sede foi pensada para ser um lugar acolhedor. “Nos temos um espaço mais amplo, com salas individuais, climatizadas, oferecendo mais conforto e privacidade. O espaço foi idealizado para melhor receber nossos assistidos, com mais acessibilidade, banheiros adaptados e toda uma estrutura de acesso em um ambiente tranquilo e receptivo”, finaliza Gina Moura.

Para o defensor público Emerson Castelo Branco, supervisor do Nuapp, a nova sede é importante para o cumprimento das missões constitucionais de assistência ao preso provisório e às vítimas de violência. “Com a nova sede, finalmente o Nuapp possui a estrutura necessária cumprir sua missão de proteção às vítimas de violência por meio do programa Rede Acolhe. Para os assistidos do Núcleo, a nova sede melhora bastante no aspecto da localização, já que está próxima ao Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Ela também melhora as condições de trabalho com salas para os Defensores, para os estagiários e para a equipe administrativa”, comenta o defensor.

Espaço de acolhimento às vítimas da violência – A Defensoria Pública lança ainda nesta sexta-feira, dia 07 de julho, o programa Rede Acolhe que promove a assistência jurídica e psicossocial aos familiares das vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ou vítimas de tentativa de homicídio. O objetivo é trabalhar com a prevenção primária destas famílias e efetivação dos direitos das famílias e das vítimas.

O Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), já vem realizando atendimentos com famílias que foram identificadas após uma pesquisa do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios da Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, realizada em 2016, como explica Thiago de Holanda, coordenador do programa. “Iniciamos a Rede Acolhe com as famílias encaminhadas pelo Comitê. Hoje já recebemos demandas espontâneas e contamos com uma equipe psicossocial que atende na ausculta das demandas destas famílias, criam laços e uma relação de proximidade, confiança e entendimento do contexto familiar. Também realizamos visitas às casas das famílias, o que chamamos de busca ativa, onde elas são ouvidas e encaminhadas para a rede de atendimento, formada pelos Núcleos da Defensoria Pública, instituições da sociedade civil e públicas, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)”. O coordenador do programa explica que um dos diferenciais é o acompanhamento permanente. “Mesmo depois de encaminhadas a esses locais, nós acompanhamos e prestando assistência contínua”, afirma.

Serviço:
Inauguração da nova sede do Nuapp e lançamento do programa Rede Acolhe
Dia: Sexta, 07 de Julho
Hora: 9h
Local: Rua Auristela Maia Farias, nº 1112, bairro Luciano Cavalcante