Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inaugura nova sede em Juazeiro do Norte

Publicado em

IMG_4113

 

Festividades tomaram conta da Rua Jonas de Sousa Silva, em Juazeiro do Norte, na manhã desta quinta-feira, 25. Apresentações do Grupo de Reisado Arcanjo Gabriel e da Banda Municipal de Música de Juazeiro do Norte antecederam a solenidade de inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará na cidade. O momento contou com a presença de defensores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público Estadual e Federal, da Prefeitura Municipal e moradores da região.

“É uma alegria e satisfação inaugurar a 7a unidade da Defensoria Pública no interior do Estado, já inauguramos Canindé, Iguatu, Beberibe, Pacatuba, Camocim e Sobral para que possamos cada vez mais fincar a identidade da instituição no interior do Estado. Nos últimos anos, em Juazeiro, beneficiamos mais de 60 mil pessoas e isso mostra que, apesar da gente ter nossas dificuldades enquanto instituição, temos cada vez mais ampliado nossos serviços e estamos preocupados com nosso motivo de existir: a população. Inaugurar essa sede hoje traz uma dignidade ao defensor público e ela é mais importante ainda porque ela traz uma qualidade de atendimento à população”, destaca a defensora geral do Estado, Mariana Lobo.

Atualmente, Juazeiro do Norte conta com a atuação de doze defensores públicos, com atuações nas áreas Cível, Criminal, Família, Petição Inicial e Juizado da Violência Contra a Mulher. No primeiro semestre deste ano, a Defensoria registrou 14.561 atividades no município. As demandas mais recebidas estão nas áreas de Família (como pensão alimentícia, divórcio e guarda), Saúde (acesso a remédios, fraldas, alimentação e autorização para realização de cirurgias, por exemplo) e Sucessões (ações referentes à partilha de bens deixados por pessoa que morre para os herdeiros).

O momento foi de alegria. O defensor público e supervisor da Defensoria em Juazeiro, Célio José Saraiva, acredita que cada coisa tem seu tempo necessário, e que essas conquistas precisam ser celebradas. “Invocando o princípio bíblico, de que tudo tem seu tempo, apareceu esse prédio que estamos inaugurando hoje. Eu estou tirando de mim um fardo de mais de mil quilos, essa semana eu quase não dormi, sempre pensando na inauguração. Ansioso para que chegasse esse dia tão importante. Estamos felizes porque temos agora como melhor atender aos assistidos, gabinetes próprios e individuais, equipe boa de estagiários. Estamos satisfeitos”, comemorou.

A inauguração de uma nova sede significa mais estrutura e continuidade para a obtenção dos serviços da Defensoria na cidade mais populosa do Cariri cearense. O espaço ocupa 400m² de área construída, com recepção para triagem das pessoas que procuram atendimento, gabinetes para os defensores públicos, atendimento psicossocial, sala do Núcleo da Saúde, sala de reunião, sala de apoio para estagiários, sala de T.I., banheiros, depósito e estacionamento. O prédio está localizado em área de fácil acesso com linhas de transporte público que permitem o deslocamento da população.

Para o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovane Sampaio, a função e importância da Defensoria se assemelha à imagem principal da cultura caririense: Padre Cícero. “A gente também fica feliz com as melhoras da Defensoria Pública, porque o Juazeiro do Padre Cícero, desde seu nascedouro, recebeu a missão de divulgar a palavra de Deus e acolher a todos mais necessitados. A Defensoria segue os preceitos do Padre Cícero, que é acolher, assistir as pessoas, principalmente aqueles desvalidos que não tem acesso à justiça e muitas vezes tem a única esperança na Defensoria Pública”, atribuiu.

A inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Juazeiro do Norte contou ainda com a presença do subdefensor geral do Estado, Leonardo Antônio de Moura Júnior, a defensora pública e coordenadora das Defensorias no Interior, Andréa Rebouças, da defensora pública e titular do Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham), Elizabeth Chagas, dos defensores públicos e conselheiros eleitos do Conselho Superior da instituição, Luiz Fernando de Castro e Kelviane Barros, além dos defensores públicos que compõe o quadro de defensores titulares da cidade.

 

 

--- Sem Imagens ---