Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria investe no programa de estágio e promove incremento no quadro

Publicado em

IMG_7960

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) realizou na manhã desta sexta-feira (18.08), a posse de 42 novos estagiários de Direito que atuarão na Capital, região metropolitana e no interior do Estado. A política de estágio na Defensoria Publica vem sendo incrementada deste 2016, passando de 141 estudantes para 262 graduandos, o que significa um crescimento de 53% no quadro de estagiário que atua no auxílio ao defensor, no contato com o assistido e no aprimoramento de seus estudos acadêmicos. Só em 2017, 142 estudantes já tomaram posse na instituição.

O evento da manhã contou com a presença da defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo; da supervisora do Núcleo de Estágio, Andréa Pereira Rebouças; da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Roberta Quaranta; e do assessor de planejamento e controle, Samuel de Araújo Marques.  A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, deu as boas vindas aos novos estagiários e destacou a importância do programa de estágio. “Para nós, o programa de estágio da Defensoria Pública tem uma importância significativa tanto no apoio ao defensor público, como também no ponto de vista de experiência profissional para cada um de vocês que assumem hoje está missão. Muitos dos defensores de hoje foram estagiários da nossa instituição e aprenderam a ter um olhar defensorial, um olhar mais humano do Direito. Aqui vocês vão ver o que o Direito efetivamente é capaz de fazer na vida das pessoas e que ele é instrumento de transformação social. Na Defensoria vocês terão oportunidade de exercitar isso na prática”, destacou Mariana Lobo.

O objetivo do programa é fortalecer e melhorar cada vez mais o serviço prestado para os assistidos, apoiando também na formação desses profissionais por meio de atividades práticas e da vivência humana, como explica a defensora pública e supervisora do núcleo de Estágio Andréa Pereira Rebouças; “No último um ano e meio, a Defensoria Pública tem investido no incremento do quadro de estagiários da instituição. Estamos contribuindo para a formação profissional do estudante que vai ter uma vivencia jurídica, com pratica e especialmente uma boa relação humana para sua formação acadêmica e profissional”. A supervisora explica ainda que a presença do estagiário é importante também como apoio ao trabalho defensorial. “ Além de melhorar o atendimento ao público, melhora a estrutura de trabalho dos defensores e permite a estes prestar um serviço de maior excelência, maior efetividade e celeridade, além de humanizar o atendimento”, complementa Andrea Rebouças.

A estudante de direito Carla Ivana Batista, que tirou primeiro lugar na seleção pública de estágio, teve a oportunidade de ler o juramento e assinar o termo de posse junto a defensora pública geral Mariana Lobo, representando os demais estagiários presentes na posse. Para ela, o momento é um passo importante para a carreira profissional. “Estou muito feliz em ter sido convocada para tomar posse nesse estágio. Tenho certeza que vai ser mais um passo fundamental para a minha carreira profissional e pretendo aprender o máximo possível no período em que eu estiver na defensoria pública”, afirma a estudante.

 

Confira as fotos:

--- Sem Imagens ---