Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria mais moderna: novos equipamentos e sistemas auxiliam o trabalho do defensor

Publicado em

A Defensoria está em modernização. Novos equipamentos estão sendo adquiridos em um pacote de renovação tecnológica que está modificando os locais de trabalho, além de garantir novas redes e sistemas de comunicação. Gradativamente, os mais diversos setores da instituição, incluídos os núcleos da capital e do interior, estão passando pela substituição de máquinas, com intuito de dar mais eficiência no atendimento.

Segundo Hirley Esmeraldo, supervisor da Coordenador de Tecnologia da Informação (Cotin), de dezembro de 2017 até janeiro de 2019, foram 265 equipamentos instalados, substituindo os mais antigos em Fortaleza e em 21 municípios do interior. São novos computadores, máquinas de scanner, equipamentos multifuncionais, impressoras, além da renovação de cabeamento com acesso à fibra ótica. “Melhoramos nossa capacidade de processamento e armazenamento das informações. É uma nova realidade diante da ampliação da atuação da Defensoria”, afirma.

Para a defensora geral, a modernização do parque tecnológico é um avanço que melhora significamente a qualidade de vida do defensor e desenvolvimento dos serviços. “Conseguimos implantar as telas duplas, adquirir máquinas mais modernas, reorganizar novas sedes de atendimento e implantar o SGA, que é o sistema de senhas, claramente melhorando a qualidade dos atendimentos para os assistidos, bem como o desempenho do defensor. A tela dupla, por exemplo, dá uma agilidade para o peticionamento online. São implementações que precisamos fazer para garantir maior eficiência do nosso trabalho”, avalia.

A modernização em tecnologia da informação faz parte do projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), bem como investimentos advindos de recursos do tesouro (fonte 00). As alterações estruturais confirmam o empenho da Defensoria em se adaptar aos novos tempos. Uma das novidades será o Solar, que será apresentado nesta sexta e também o datacenter próprio, que está em fase de aquisição. “Nosso datacenter, que o centro de processamento de dados, por exemplo, não comporta mais o volume de informações que passou a circular na instituição diariamente. Portanto, é uma reestruturação de toda a rede que concentra as dados da Defensoria”, explica Hirley.

“Estas melhorias deixam a Defensoria mais moderna, pronta para os novos tempos, com  equipamentos, sistemas e redes auxiliam o trabalho do defensor”, avalia a defensora geral.

 

WhatsApp Image 2019-02-19 at 17.53.39(1)