Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria oficia os órgãos estaduais sobre situação vexatória em que estão submetidos presos nas audiências do Fórum

Publicado em

vexatoria

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da Supervisão do Núcleos das Defensorias do Crime, oficiou a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a Secretaria da Segurança Publica e Defesa Social do Estado do Ceará, a Polícia Civil, além do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará e Conselho Estadual dos Direitos Humanos sobre a situação de indignidade que vem se apresentando os réus, acusados de cometer crimes, durante as audiências de custódia e audiências nas varas criminais do Fórum Clóvis Beviláqua. Os fatos tem se tornado recorrentes e é crescente o número de presos que, diariamente, são apresentados descalços ou sem terem se alimentado, chegando a passar, segundo relatos dos mesmos, mais de doze horas sem quaisquer alimentação.

A situação viola as disposições constitucionais, os Tratados e Convenções Internacionais de Direitos Humanos, conforme atesta a supervisora do Núcleos das Defensorias do Crime, Patrícia Sá Leitão. “Os fatos versam sobre uma contradição desagradável, pois não se pode, ao mesmo tempo, julgar alguém com base na Lei e se negar a cumprir os princípios basilares da Constituição, já que toda esta situação vexatória contraria o princípio constitucional da Dignidade da Pessoa Humana (art. 1º, III da CF)”.

O documento narra situações cotidianas, vivenciadas pelos defensores públicos e demais profissionais que compõe o sistema de justiça. “A Defensoria também constata que os acusados liberados nas audiências de custódia são entregues à própria sorte, de maneira que muitos não recebem o acompanhamento de familiares, permanecendo seminus, descalços, como relatado, sem documento de identificação e sem possuir qualquer condição econômica para retornar às suas casas, ficando a depender da carona dos policias para retornar ao lar. Já houve, inclusive, relatos de liberados que foram presos a caminho de casa por este motivo e de outros que foram considerados suspeitos e receberam abordagem policial dentro de coletivos”, atesta o documento.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará lamenta os fatos e solicita aos órgãos competentes do Governo do Estado que sejam assegurados, de forma ampla e irrestrita, as necessárias condições de alimentação, higiene, sanitárias e de saúde dos réus, estabelecendo-se de forma clara um protocolo de saída para os liberados, realizado por assistente social, com encaminhamentos sociais e recebimento de vale transporte, viabilizando o retorno para suas casas, bem como apresentação dos réus em condições dignas de higiene, vestimenta e alimentação, antes e durante sua permanência no Fórum.