Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa da 11ª Semana Nacional da Conciliação em Sobral

Publicado em

WhatsApp Image 2016-11-23 at 14.51.21A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) participa da Semana Nacional da Conciliação também em Sobral. O evento acontece em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), OAB Sobral, Núcleo de Mediação Comunitária e a Faculdade INTA durante a 11ª Semana de Conciliação em Sobral, que ocorre até o fim desta semana.

A iniciativa surgiu após a crescente demanda de Direito de Família e tem como objetivo proporcionar uma acolhida aos participantes das conciliações com orientação jurídica e uma apresentação sobre a importância das soluções de conflitos. A programação também oferece serviços de enfermagem, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e acompanhamento pedagógico das crianças.

 

 

“Este é um momento importante porque podemos mostrar para o nosso assistido que estamos à disposição não só na hora de dar entrada ou acompanhar um processo, mas também esclarecer suas dúvidas e promover o empoderamento, de forma que possamos construir uma justiça mais consciente”, enfatiza a defensora pública responsável pela ação, Emanuela Vasconcelos Leite.

A 11ª Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do País. Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito por meio da mediação.

Como forma de atuação permanente na Conciliação e Mediação de Conflitos, a Defensoria Pública possui o Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol) que tem o objetivo de evitar a judicialização dos processos, estimulando o protagonismo dos cidadãos na resolução de conflitos por meio de um diálogo mediado por defensor público, uma das áreas chaves na mudança do Código de Processo Civil, que está em vigor desde março deste ano.

Para mais informações, entre em contato com o Alô Defensoria pelo Número 129. Os atendentes orientam quanto aos documentos necessários.