Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de lançamento do Programa de Ensino Médio Integral

Publicado em

IMG_0125A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou na manhã desta segunda-feira (6.3) do lançamento do Programa de Ensino Médio Integral, do Governo do Ceará, que inclui mais 45 escolas na jornada prolongada de 9 horas por dia. A defensora pública geral, Mariana Lobo, assinou ainda ao lado do governo, parlamentares e parceiros um termo de compromisso pelo fortalecimento da educação integral no Estado. O evento ocorreu no Centro de Eventos, em Fortaleza, e contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário de Educação, Idilvan Alencar, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, de deputados, estudantes, professores e gestores das escolas.

IMG_0121

Por meio da iniciativa, mais 9 mil alunos serão beneficiados com a educação em tempo integral, e passam a ter um currículo composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum e 15 horas de disciplinas flexíveis, das quais 10 podem ser escolhidas pelos próprios alunos.

“A Defensoria Pública apoia uma educação de qualidade, por entender que ela é a base para a formação de cidadãos empoderados de seus direitos, por isso parabenizamos o governo do Estado por fortalecer e ampliar a educação em tempo integral no Ceará”, pontuou Mariana Lobo.

O governador Camilo Santana ressaltou que o investimento na educação é a ação mais importante de seu Governo. Segundo ele, mais de 25% das escolas já têm a jornada ampliada e o seu sonho seria estender a iniciativa para todas as escolas públicas do Estado. “Essa lei que assinamos aqui com todos esses apoios e que nós vamos encaminhar para a Assembleia permite que a gente possa abrir parcerias para a criação de um fundo para a Educação de Tempo Integral, desta forma as empresas que já pagam seus impostos, vão também poder contribuir para uma educação de qualidade no nosso Estado”, concluiu o governador.

Já a vice-governadora, Izolda Cela, fez questão de falar sobre a importância de um jovem ficar mais tempo na escola. “Com essa iniciativa nós temos o cumprimento de direitos para o aqui e agora, além de termos uma projeção de um futuro muito melhor pela construção de valores da cidadania e de respeito ao outro”.

Para o estudante do Liceu do Ceará, Caio Fernando Teixeira, o investimento maior na educação amplia a oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino superior. “ Quando o jovem se interessa ele vai atrás. Com essa mudança a gente vai escolher o que quer estudar, a gente pode criar o nosso futuro”.