Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de lançamento do relatório sobre homicídios na adolescência

Publicado em

al

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou hoje (5) da solenidade de lançamento do relatório “Trajetórias Interrompidas – Homicídios na adolescência em Fortaleza e em seis municípios do Ceará”, desenvolvido pela Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência lançou, na manhã desta segunda-feira (05/06). Também foi apresentado o Índice de Homicídios na Adolescência, desenvolvido pelo Fundo das Nações para a Infância (Unicef), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Governo Federal. A defensora pública Michele Camelo, assessora de relacionamento institucional da Defensoria, representou à instituição, quando também estiveram presentes ainda os defensores públicos Públicos Emerson Castelo Branco, Francisco Rubens de Lima Júnior e Andrea Pereira Rebouças.

Esse estudo apontou que Ceará e Fortaleza lideraram, em 2014, os índices de homicídios de jovens entre 12 e 18 anos. O Estado possuía uma taxa de 8,71 mortes por mil adolescentes. Já Fortaleza foi a capital com maior mortalidade juvenil, com 10,94 mortes/mil. A média nacional é de 3,65 mortes a cada mil jovens. Apresentado pelo coordenador do Unicef para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ruy Aguiar, o relatório Trajetórias Interrompidas mostra que 44% das mortes ocorreram em 17 dos 119 bairros de Fortaleza – localizados no oeste e sul da cidade e representando 4% do território. “É como se tivesse uma linha dividindo a cidade em duas”, explicou.

Para o pesquisador Thiago de Holanda, que também coordena um programa da Defensoria Pública de acolhimento às vítimas de violência, narrou a trajetória da pesquisa, dando voz às famílias dos adolescentes vitimados.

O presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), assinou termo que prorroga a formação do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência por mais 18 meses. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, avaliou como grave a questão e narrou a importância de um trabalho articulado de diversas áreas para combater o problema. Nesse sentido, a vice-governadora citou o trabalho do Pacto por um Ceará Pacífico, que faz uma abordagem intersetorial do combate à violência. Entre as ações estão a reestruturação do sistema socioeducativo estadual; políticas na área de educação, além de ações do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outros.

Participaram ainda do evento a desembargadora Vilauba Fausto Lopes; o deputado estadual Renato Roseno, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Cláudia Vidigal, os representantes do Unicef, Gary Stahl; do Fórum de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Márcia Monte; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aurilene Vidal, além de outros representantes da sociedade civil.

Com informações ALCE