Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de oficina sobre serviços para população em situação de rua

Publicado em

WhatsApp Image 2018-08-27 at 09.32.39
O Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) da Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, na última sexta-feira (24), de oficina para educadores sociais que trabalham diretamente com serviços municipais para a população em situação de rua, em Fortaleza. A formação ocorreu no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e contou com a presença de servidores técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Pop e programa Ponto de Encontro.

Foram realizados módulos teórico e prático sobre abordagem a moradores de rua. Na ocasião, a defensora pública Ana Cristina Barreto contextualizou a atuação da Defensoria Pública no que diz respeito a garantia de direitos dessa população. “A participação da Defensoria foi muito esperada. Falamos sobre o fluxo de atendimentos, nossa atuação, núcleos e esclarecemos dúvidas dos presentes”, explica Ana Cristina.

Além dos esclarecimentos, a programação abriu espaço para os relatos de trabalhadores que, diariamente, estão nas ruas para prestar serviços de acolhimento. “São depoimentos e histórias que revelam a realidade desigual e injusta da nossa sociedade”, opina a defensora.

A oficina contou ainda com apresentação teatral. O projeto é encenado pelos educadores nas ruas e nos transportes coletivos da capital cearense. Abordando a violência urbana e a morte de jovens nas cidades, o texto deixou a seguinte provocação: “Gente nasceu pra ser cuidada: ter casa, família, educação, alimentação e, principalmente, ser amada. Gente é pra ter escola, e não pra pedir esmola. Dormindo nas ruas, deitada em papelão, se acabando nas drogas? Ninguém nasceu pra viver nas ruas, ninguém é lixo não!”.