Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de programação e divulga a campanha ‘Adoção: Legalize Esta Decisão’

Publicado em

IMAGEM NADIJ SITE

Em comemoração a Semana da Adoção, o Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública participa, em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), de uma extensa programação que trabalha a temática, que ocorre de 19 a 26 de maio.

WhatsApp Image 2017-05-19 at 16.25.33

A partir desta sexta-feira, 19, a ação de difusão sobre os passos para adoção ocorre no shopping Iguatemi, das 10h às 22h. A ação seguirá no sábado, 20, durante o mesmo horário e no domingo, 21, das 14h às 20h, com apresentações de adolescentes acolhidos, exibição de vídeos, esclarecimentos de dúvidas sobre procedimentos de como adotar e a presença dos serviços de apoio à adoção. A Defensoria está ṕresente com orientações jurídicas e distribuição do material da campanha Adoção – Legalize Esta Decisão.

No Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, será realizada no Fórum Clóvis Beviláqua uma cerimônia com apresentações de adolescentes acolhidos, apresentação de vídeos e presença das instituições que trabalham a temática. A data, que é referência para celebrar e refletir sobre a adoção de crianças, como explica o supervisor e defensor público Adriano Leitinho: “É de suma importância para o Nadij a participação em eventos como esse, porque adoção é uma pauta recorrente no Núcleo. A população deve ser sensibilizada para abrir o coração sobre a causa, para a gente proporcionar a essas crianças uma oportunidade de incluir elas dentro do seio social e em um lar digno”, aponta.

Encerrando as programações da Semana da Adoção, na próxima sexta-feira, 26, durante a manhã, o defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, ministrará a palestra “Adoção e Seus Desafios para a Defensoria Pública”, no auditório da Sede da Defensoria Pública. O evento é aberto ao público. Ainda no dia 26, a partir das 9h, inicia o II Seminário da Infância e Juventude com o tema “Entrega legal para adoção – Um ato de amar”, na ocasião, o supervisor participa de debate.

O Dia Nacional da Adoção (25 de Maio) – Em 1996, representantes dos catorze Grupos de Apoio à Adoção então existentes no Brasil se reuniram nos dias 24 e 25 de maio em Rio Claro, interior de São Paulo, no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Na ocasião, o dia 25 de maio foi eleito como o Dia Nacional da Adoção. Seis anos depois, em 9 de maio de 2002, foi sancionada a Lei 10.447, oficializando a data. Desde então, o Dia Nacional da Adoção, é sempre comemorado em todo o país por todos os militantes da causa.

 

Confira a programação da Semana da Adoção a seguir:

Campanha “SEMANA DA ADOÇÃO 2017”

 

Confira a programação do II Seminário da Infância e Juventude:

PROGRAMAÇÃO DO II SEMINÁRIO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE 2017