Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião com novo presidente do TJCE

Publicado em

WhatsApp Image 2019-02-08 at 16.12.03Nesta sexta-feira (08 de fevereiro), a defensora pública geral Mariana Lobo Botelho Albuquerque participou da primeira reunião oficial com o novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo. Estiveram presentes no encontro o subdefensor público geral, Leonardo Antônio de Moura Júnior, a secretária executiva da Defensoria Elizabeth Chagas, os juízes auxiliares à presidência do TJCE, Alexandre Santos Bezerra Sá e Francisco Luciano Lima Rodrigues, além de César Morel Alcântara, Marcos Coelho e equipe técnica.

O objetivo da visita oficial foi discutir os assuntos de interesse da DPGE e colocar a instituição à disposição para parcerias futuras. Para a defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, a visita institucional visa pactuar uma agenda construtiva que promova as melhorias de atuação dos defensores públicos em seus órgãos de atuação e dar continuidade aos programas em conjunto das instituições. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Washington Araújo, afirmou que os encontros são oportunos para debater temáticas relevantes para os dois órgãos, objetivando o aperfeiçoamento.

Dentre as questões em tratativa está a intensificação da realização de audiências com uso de tecnologia de videoconferência, que deve modificar a rotina para defensores e magistrados. “A implantação do sistema de videoconferência deve garantir a ampla defesa do réu, por isso estamos conversando para ajustar o que for preciso, sobretudo, após o deslocamento de réus do interior para as grandes unidades prisionais”, disse. Os ajustes para funcionamento regular destas audiências serão tratados em reuniões a serem marcadas pelo TJCE, com a comissão responsável pelas videoconferências, que tem participação dos defensores das áreas relacionadas.