Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião do Fórum de Mediação e Justiça Restaurativa

Publicado em

frmDurante a manhã da última segunda-feira, 19, na sede do Centro Vocacional Tecnológico Portuário (CVT), mais um encontro do Fórum de Mediação, Justiça e Cultura da Paz quando a Polícia Militar apresentou suas atividades e abordagens para os representantes dos 32 órgãos e instituições que participam do Fórum. A supervisora do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), Rozane Magalhães e a defensora pública Michele Alencar Ponte participaram do encontro.

O Fórum tem como objetivo promover uma cultura de paz por meio de técnicas de soluções de conflitos, buscando uma aproximação entres as instituições participantes, através de reuniões mensais. Para a defensora pública Michele Alencar, do Núcleo Descentralizado do Mucuripe, discutir e ver as problemáticas e avanços que são apresentados é fundamental para o crescimento do coletivo .“O Fórum é muito positivo e agregador e busca, principalmente, fomentar políticas de cultura de paz”, destaca.

Ao todo 32 instituições participam do Fórum, como o Ministério Público (MPCE), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, OAB, Tribunal da Justiça (TJCE), Vice Governadoria do Estado do Ceará, Polícia Militar e Organizações Não Governamentais. De acordo com a supervisora do Nusol, Rozane Magalhães, a participação da Defensoria Pública no Fórum é essencial, pois fortalece as relações entre as instituições que trabalham com a mesma temática: solução pacífica dos conflitos. “Hoje temos um Convênio interinstitucional firmado entre a Defensoria e Gabinete daVice-Governadoria, que ocorreu através da participação do Fórum e resultará em um Curso de Círculos de construção de paz, que ocorrerá nos dias 11, 12, 18 e19 de dezembro, fomentando cada vez mais os mecanismos de soluções extrajudiciais de conflitos, ou seja, estreitamos os laços em busca de qualidade e melhorias”, destacou a supervisora do Nusol.

As instituições que desejam entrar para o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.