Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião que traçou medidas para reforçar combate ao Coronavírus

Publicado em

PRIMEIRA REUNIAO DO COMITE ESTADUAL DE COMBATE AO CORONAVIRUS

O governador do Ceará, Camilo Santana, comandou na tarde desta segunda-feira (16) nova reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Na ocasião, os 25 representantes de entidades presentes aprovaram decreto apresentado pelo Governo que determina Estado de Emergência de Saúde Pública no Ceará. A Defensoria integra o Comitê e também tomou medidas normatizando seu atendimento pelos próximos 14 dias.

“O Ceará foi o primeiro estado no Nordeste a criar o seu plano de contingenciamento ao enfrentamento do Coronavírus, apresentando ao Ministério da Saúde há mais de 30 dias. Ou seja, o estado vem se antecipando com uma série de medidas, não apenas dentro do sistema de saúde pública, e esse tem sido o grande desafio do mundo. O de garantir que o sistema de saúde possa atender a demanda da população cearense contra esse vírus”, explicou o governador.

Entre as principais medidas preventivas do Comitê, o governador informou que, via decreto oficial, estão suspensos qualquer evento público no Ceará acima de 100 pessoas. Suspensão de atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais de Fortaleza a partir de quinta-feira (19), pelos próximos 15 dias, além de recomendar que as escolas particulares façam o mesmo. “Também estamos suspendendo visitas a todas unidades prisionais do Estado a partir desta terça-feira (17) pelos próximos 30 dias, medida acordada com o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público. Da mesma forma, estamos suspendendo as férias de todos os servidores de saúde do Estado, pois além de estarmos preparados com leitos e UTIs, precisamos também de equipes de saúde para atender as demandas que surgirão”, apontou.

PRIMEIRA REUNIAO DO COMITE ESTADUAL DE COMBATE AO CORONAVIRUSImportante nesse momento é ter cautela, empatia e agir com tranquilidade. Na Defensoria, foram cancelados, além de atendimentos presenciais, para evitar aglomerações, todos os eventos, seminários, palestras nas sedes da instituição. “Assim como os profissionais de saúde que devem atuar na defesa da vida dos pacientes, nossa função é permanente e essencial para resguardar direitos. Estamos acompanhando todos os desdobramentos, participando do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Corona Vírus, e agindo com empatia e com responsabilidade com todos para evitar a contaminação de mais pessoas”, explica Elizabeth Chagas, defensora geral.

“Temos o grande desafio de fazer a estratificação de risco de quem realmente precise ir ao hospital, pois o principal sintoma é a presença de falta de ar, para que, somente assim, a pessoa procure nossas unidades de emergências. Já somos o Estado que mais investigou o vírus, e estamos fazendo um plano ativo de documentação dos casos, para estabelecer a rota de contaminação, e por fim, reduzir o número de contaminados”, falou o Dr. Cabeto, secretário de saúde do Estado.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou que essa iniciativa anunciada pelo governador, de união de esforços entre poderes, entidades e órgãos, é o caminho mais viável para combater o Coronavírus. “Baseamos as medidas na ciência, ela que nos vai indicar a melhor decisão, de quando fazer um isolamento, qual tipo de controle utilizar, da prevenção à assistência à população. Precisamo sempre orientar a população com informações precisas, e isso vamos ter”, disse o prefeito.

Estiveram reunidos no Palácio da Abolição 25 entidades e órgãos, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Fortaleza, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção CE, Justiça Federal, Defensoria Pública, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

Com informações do GovernoCE

Créditos: Carlos Gibaja/GovernoCE