Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa e promove eventos sobre violência contra a mulher

Publicado em

evento_mulher_alce_juniorpio_2

Para marcar o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro, diversas instituições, dentre elas a Defensoria Pública do Estado do Ceará, estão realizando eventos para conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre direitos. A defensora pública Jeritza Lopes, do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), participou nesta segunda-feira (27) do Seminário 16 dias de ativismo: Direitos, Lutas e Resistências no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa. “Na oportunidade abordei a rede de enfrentamento da violência contra a mulher, os avanços conquistados em relação a políticas públicas e os desafios que ainda existem, pois precisamos estar cada vez mais ocupando os espaços na sociedade”, afirma Jeritza Lopes.

A primeira parte do evento contou com a participação da ativista Maria da Penha Fernandes que ressaltou como uma das medidas mais urgentes no combate à violência de gênero a criação de centros de referência da mulher nos municípios menores do interior do Estado. Para Maria da Penha, cujo caso de violência doméstica sofrido por ela inspirou a criação da lei 11.340/2006, que leva seu nome, muito ainda precisa ser feito, principalmente fora das metrópoles. Ela considerou que as grandes cidades já instituíram suas políticas de proteção à mulher, mas a criação dos centros de referência no Interior se faz necessária para que “as mulheres possam ser orientadas acerca dos seus direitos”.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Maria da Penha, destacada no seminário pela deputada Augusta Brito, o Ceará ocupa o terceiro lugar em violência contra a mulher entre os estados do Nordeste. Ainda de acordo com o levantamento, a cada 17 minutos uma mulher é vítima de agressão em todo o Brasil.

O evento faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres,uma parceria da Casa, por intermédio da Procuradoria Especial da Mulher, e Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Mulheres, Câmara Municipal de Fortaleza e Conselho Estadual de Mulheres.

Nos próximos dias 13 e 15 de dezembro o Nudem programa uma formação em direitos para a comunidade do Conjunto Palmeiras durante o Defensoria em Movimento, programa da Defensoria Pública do Ceará que leva às comunidades assistência jurídica gratuita e educação em direitos. “Nestes dias os defensores e a equipe multidisciplinar vão falar sobre violência doméstica, o atendimento da Defensoria e a Lei Maria da Penha”, adianta Jeritza Lopes. (com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa // Foto: Júnior Pio)