Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria promove dia de lazer no Sesc Iparana para crianças e jovens dos abrigos

Publicado em

IMG_8257

Tornar a infância e a adolescência momentos de memória e aprendizado. É nesse contexto, que o Núcleo de Atendimento da Defensoria na Infância e Juventude (Nadij) realiza próxima sexta-feira, 24, um momento de programação cultural e lazer no Serviço Social do Comércio (SESC) – Iparana para mais de 160 crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional em Fortaleza. A programação tem apoio do Sesc.

O dia de programação iniciará às 8h e contará com atividades como visita guiada na Trilha Ecológica, no Viveiro de Mudas e no Horto Educacional, iniciativas de Educação em Saúde e apresentação da Brigada da Natureza, assim como lanche, momento de brincadeiras e banho de piscina. As atividades serão realizadas até às 15h, quando as crianças e adolescentes terão oportunidade de acompanhar o encerramento.

As atividades visam garantir o acesso dos acolhidos à programações culturais, bem como momentos de lazer e convivência comunitária. “Essas atividades lúdicas e recreativas são essenciais ao desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes, muitas delas afastadas do convívio familiar há muito tempo. Vida digna é vida feliz, é vida com oportunidades, diversão, convivência social e saúde mental. Viver é muito mais que somente existir, é contemplar, é experimentar. E o nosso papel institucional é garantir que toda criança e adolescente tenha uma vida saudável, em todos os aspectos, digna e feliz”, enfatiza a defensora pública que atua no Nadij, Ana Cristina Barreto.

O acesso ao lazer, arte e cultura são direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como na Constituição Federal. Os documentos garantem o princípio da dignidade da pessoa humana e asseguram o direito à uma vida digna que vai além do mínimo essencial como saúde, moradia, alimentação e educação.

O Nadij atua junto às unidades de acolhimento de Fortaleza e promove ações de educação, acesso ao lazer e à cultura, treinamentos e profissionalizações, tudo por meio de parcerias com empresas privadas e públicas, que também veem a importância dessas iniciativas. Em 2019, vários parceiros integraram a programação, como Corpo de Bombeiros, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Shopping Riomar Fortaleza, Circo Marcos Frota, Fanor Devry, Ecopoint, entre outros.

“O Nadij, além do trabalho jurídico, busca sempre fazer um trabalho de aproximação, integração e lazer para que as crianças que hoje se encontram em acolhimento institucional possam se reconhecer como sujeito de direitos. Nesses momentos, elas se deparam com situações, além da rotina da unidade e da situação de risco que as colocaram no abrigo, e renovam suas esperanças de viverem em uma mundo melhor”, destaca a defensora pública e supervisora do Nadij, Julianna Andrade.

Serviço
Programação Cultural e Lazer com crianças e adolescentes de unidades de acolhimento
Quando: sexta-feira, 24
Horário: das 8h às 15h
Endereço: Av. José Alencar, 150 – Iparana, Caucaia – CE, 61627-110