Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria promove palestra sobre educação financeira em unidades do SINE/IDT

Publicado em

projeto sine e defensoria

Mensalmente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará visita as unidades do SINE/IDT de Fortaleza para a realização de palestras de educação em direitos, bem como orientação jurídica. A ação é fruto de uma parceria firmada com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Na segunda-feira (02), o defensor público Samuel de Araújo Marques esteve na unidade e realizou uma palestra sobre educação financeira, abordando a importância do tema e os seus reflexos jurídicos. “Tivemos a oportunidade de falar sobre os principais conceitos financeiros, ensinando as pessoas a planejarem e administrarem a sua renda, bem como a importância de poupar e investir seus recursos de forma adequada. Foi realizada também uma explicação detalhada de como sair das dívidas, a importância do pensamento em uma previdência privada e do conceito de criação de uma reserva de emergência”, destacou o defensor público.

A parceria com o IDT garante aos assistidos da Defensoria mais  agilidade na emissão de documentos, capacitação para o mercado de trabalho e inclusão dos mesmos nos banco de dados da instituição. “Essa parceria representa um instrumento que favorece a plenitude da atuação institucional da Defensoria Pública junto à sociedade, na medida em que possibilita a conscientização de direitos a um público que, até então, desconhecia parte de seus direitos ou o papel constitucional da instituição como meio de efetivá-los”, destaca a coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Alves.