Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública amplia convênio com a UniChristus

Publicado em

Defensoria Pública amplia convênio com a UniChristus

A Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou na noite desta segunda-feira (22) o convênio com o Centro Universitário Christus (Unichristus) para ampliar as atribuições do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da universidade, durante a realização da Aula Magna do Curso de Direito. O termo foi assinado pela defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, a coordenadora geral do curso de Direito, Gabrielle Bezerra Sales e a coordenadora do NPJ, Ana Paula Martins Albuquerque. A ampliação permite que os alunos possam atuar nos processo de petição inicial, que já é realizado, mas possam ampliar sua prática para atuarem nas defesas dos processos que tramitam nas Varas da Fazenda Pública.

 

DSC_0012

A coordenadora do curso de Direito, Gabrielle Bezerra, aproveitou o momento para agradecer a parceria e ressaltar a importância do momento para a instituição de ensino superior “Essa é uma notícia extremamente contagiante para esta universidade, que também conta para abrilhantar esta noite com a presença da defensora geral, Dra. Mariana Lobo. Ela hoje, além de estar representando a DPGE, vem apresentar todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos no sentido de criar laços, convergências, abrir caminhos para os novos alunos, enfatizando questões como as garantias dos direitos fundamentais”, destacou.

ADSC_0006 defensora geral, Mariana Lobo, atestou que, apesar que esse não ser o primeiro convênio firmado com aquela Universidade, é o mais desafiador deles, pois trata do desdobramento das ações iniciais, quando elas deixam de ter só o lado da parte que ingressou com a ação no NPJ, mas passam a contar com os outros lados das questões jurídicas envolvidas. “Eu queria, primeiramente, parabenizar a reitoria e coordenadores da universidade pela coragem do desafio de implementar esse convênio. Esse é o 3º convênio que a gente implementa,entre a Defensoria Pública e a UniChristus, mas esse é o mais desafiador para o Núcleo de Práticas Jurídicas, pois irá proporcionar aos alunos a prática na questão recursal,ou seja, as aulas saem da sala de aula e caem dentro do curso do processo jurídico. Tenho certeza que os alunos que tiverem esta oportunidade sairão bem mais preparados e a Defensoria também ganha com esta ampliação”, afirmou.