Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública apresenta dois projetos na reunião do Ceará Pacífico

Publicado em

ceará pacifico 2

A defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, e as defensoras públicas Michele Alencar, Gina Kerly e Patrícia Sá Leitão, apresentaram dois projetos para integrar o programa Ceará Pacífico, na manhã desta sexta-feira (8), no Palácio da Abolição. A quinta reunião do Comitê Interinstitucional do Pacto por um Ceará Pacífico foi presidida pelo governador Camilo Santana e pela coordenadora-executiva do Pacto, a vice-governadora Izolda Cela. Participaram do encontro representantes dos poderes e entidades signatárias do programa, como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários de Estado e outras instituições.

tratadaCPDurante a reunião, a defensora geral, Mariana Lobo, informou que a Defensoria se sente privilegiada de integrar o programa já que assiste cerca de 80% da população cearense na efetivação de direitos, e foi provocada pela vice-governadoria a se integrar no combate a violência. “A DPGE colaborou com o programa Ceará Pacífico na perspectiva de dois projetos. O DePaz trabalha na prevenção de conflitos, com mediação e conciliação inloco, direto na comunidade, já o Acolhe é quando as políticas públicas não funcionaram, e já temos a consequência da violência, que deixou marcas nas suas vítimas. Com eles, a Defensoria pode atuar em seu mister que é as soluções extrajudiciais e a acolhida dos mais vulneráveis”, afirmou.

 

micheleA defensora pública Michele Alencar apresentou o DePaz. “Estou de corpo e alma nesta ação, porque acreditamos que a Defensoria é também um fio condutor de processos de paz social. A proposta é ativar um Núcleo DePaz, inicialmente na comunidade do Vicente Pinzon onde já atuo, e depois ampliar a experiência aos territórios de atuação do Programa Ceará Pacífico e prestando atendimento interdisciplinar para a solução dos conflitos da comunidade”. A defensora apresentou as etapas do programa que trabalha com defensores populares nas comunidades, com mediação, conciliação e a atuação direta na educação em direitos nas escolas dos bairros. Os defensores populares passarão por formação realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP).

 

cp4A defensora pública Patrícia Sá Leitão apresentou o projeto Acolhe, para atendimento das vítimas de violência em Fortaleza e Região Metropolitana. “A Defensoria sempre atuou como uma atenta ausculta nas demandas da população, como uma interlocutora da garantia de direitos. O Acolhe vem no sentido de ampliar esta atuação, somando uma equipe multidisciplinar para de fato prover um braço do Estado para aquele que perdeu um ente querido e se encontra perdido, buscando um acolhimento”. O Acolhe trabalhará indicadores avalizados pelos Núcleos especializados na questão de violência da UFC e pretende atuar nos núcleos familiares ou de relação entre as vítimas de violência.

 

Os projetos foram saudados pelo governador Camilocp2 Santana, pela vice governadora Izolda Cela e pelos demais presentes, que se mostraram motivados a integrar a rede de parceiros. A corregedora geral de Segurança e Disciplina do Estado, Socorro França, destacou a importância. “Este projeto Acolhe, por exemplo, é de extrema relevância para o programa e fará a diferença para as vítimas, que, muitas vezes, não precisam só de Justiça, mas de acolhimento e atenção aos seus problemas sociais”, disse.