Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública apresentações ações de projetos durante Ceará Pacífico

Publicado em

FOTO MARIANA

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, participou na manhã desta sexta-feira (1), do Ceará Pacífico Em Ação, solenidade presidida pelo governador do Estado, Camilo Santana e teve objetivo de fazer uma prestação de contas do programa Ceará Pacífico. No encontro, ocorrido no Centro de Eventos do Ceará, foram detalhados os avanços alcançados pelo programa, além de diagnósticos acerca dos desafios que os participantes da iniciativa terão nos próximos anos para mudar os indicadores de violência.

“O nosso esforço tem sido muito grande na questão da segurança, tanto no âmbito da prevenção quanto o reforço policial, na preparação para combater a criminalidade no Estado. A ideia é que com o Ceará Pacífico a gente possa, a cada dia mais, fortalecer essa cadeia de trabalho integrado, no Judiciário, no Legislativo, para ajudar a diminuir os índices de violência. Eu não vou descansar até ver essa melhora. Queremos que o Ceará se torne o melhor estado do Brasil na área de Segurança Pública”, afirmou Camilo Santana, durante o balanço das ações.

“É uma satisfação muito grande ter sido convidada desde o início da elaboração do Ceará Pacífico, para que a gente pudesse trazer para dentro do programa um olhar de assistência, já que a Defensoria é a instituição que trabalha pela garantia de direitos, a instituição que está na ponta como porta de entrada dos mais vulneráveis ao sistema de justiça”. Em breve fala, a defensora geral ressaltou as ações da Rede Acolhe, Defensoria pela Paz, Tempo de Justiça e o Centro de Justiça Restaurativa, que são desenvolvidos no âmbito do programa.

“O projeto Rede Acolhe é um desafio porque, além de trabalhar a defesa técnica dos possíveis autores, a Defensoria passou a atuar também em prol da vítima, indo até as famílias e oferecendo o braço do Estado. Estamos trabalhando junto a Assembleia Legislativa nesta busca ativa destas vítimas, identificadas pelo Comitê de Prevenção de Homicídios. Temos conseguido chegar a estes espaços e acionar a rede de apoio para estas famílias”. A defensora ainda anunciou o lançamento do Centro de Justiça Restaurativa, que trabalha com jovens em busca da reparação do dano causado, além da destacar as ações no Vicente Pizzon com a mediação comunitária, reduzindo os conflitos.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, a vice-governadora do Estado, Isolda Cela, o presidente do Tribunal de Justiça, Gladyson Pontes, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Mota, além de deputados, secretários e outras autoridades. Na ocasião, foram lançadas três publicações: “Experiências Exitosas de Enfrentamento à Violência e à Criminalidade”, “O Cenário da Violência e da Criminalidade no Brasil e no Ceará” e “Ceará Pacífico em Ação”, envolvendo de pesquisas e deliberações do Pacto – desenvolvidos com a consultoria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.