Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública discute Plano Geral de Atuação para o biênio 2016/2017

Publicado em

DSC_0068

Na manhã da última sexta-feira (15.1) aconteceu a reunião sobre o Plano Geral de Atuação da Defensoria Pública do Estado do Ceará para os anos de 2016 e 2017. O encontro foi presidido pela secretária executiva da DPGE, Elizabeth Chagas, e contou com a participação do corregedor geral da instituição, Luís Fernando de Castro da Paz, dos coordenadores das Coordenadorias da Capital e do Interior, Ricardo César Pires Batista e Natali Massilon Pontes, e dos supervisores de todos os núcleos, eleitos pelos colegas no último dia 17, além da representante da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. A reunião foi transmitida também por videoconferência para que os supervisores do interior pudessem acompanhar as discussões e participar de forma interativa.

O Plano Geral de Atuação é o instrumento da gestão administrativa em atendimento aos princípios constitucionais da administração pública, em especial aos princípios da eficiência, publicidade e impessoalidade.  As estratégias concebidas para o biênio 2016-2017, além de orientarem a Defensoria Pública do Ceará no cumprimento de sua missão, buscarão também direcionar a instituição na implementação da plena autonomia e em busca do amplo acesso à justiça no Ceará. Vale mencionar que o Plano de Atuação foi todo trabalhado em cima do plano de gestão que foi construído coletivamente pela categoria durante as eleições para Defensor Geral, proposta da atual gestão administrativa da DPGE.

As perspectivas listadas no Plano Geral de Atuação da instituição conduziram a elaboração de 12 estratégias, que se desdobraram em 40 ações; todas devidamente apresentadas do Mapa Estratégico e detalhadas na Matriz de Projetos, com metas e indicadores.

Segundo a secretária executiva da DPGE, Elizabeth das Chagas, o documento compila as ações seguindo conexões de causa e efeito com missão e visão da Defensoria Pública do Ceará, resultando ao final na confecção do Mapa Estratégico. “O projeto e ações detalham as etapas e atividades a serem desenvolvidas, as metas, os resultados esperados, os indicadores de desempenho, os prazos de execução e os responsáveis pela ação. O conjunto dessas ações é utilizado no monitoramento do Plano Geral de Atuação”, destacou.

Uma nova reunião para debater o assunto está marcada para o dia 20 de janeiro, às 8 horas da manhã, na sede da Defensoria Pública com a presença da defensora geral do Estado, Mariana Lobo.