Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública divulga perfil de mulheres vítima de violência doméstica que buscaram assistência

Publicado em

campanha mulher site

Há quatro anos, a Defensoria Pública do Estado do Ceará traça o perfil de mulheres vítimas de violência doméstica que buscam assistência no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), em Fortaleza e na Região do Cariri. O objetivo é entender como a violência se manifesta, conhecer o perfil da assistida e, a partir disso, pensar em políticas públicas com os demais atores da rede de proteção a essas mulheres.

Neste ano, os dados levantados pelo Nudem Fortaleza até novembro de 2019 mostram que o perfil da vítima se assemelha ao dos anos anteriores. São as mulheres com idade entre 36 a 45 anos (35%), pardas (63%), que estudaram até o Ensino Médio (37%), que sofrem todas as formas de violência, seja ela psicológica, física, sexual, patrimonial e moral, e só passaram a denunciar depois de mais de dez anos vivendo em um relacionamento abusivo.

O levantamento foi feito por amostragem com 573 mulheres que receberam assistência jurídica, psicológica e social da Defensoria. Mesmo inseridas no contexto familiar de violência doméstica, 273 das mulheres entrevistadas revelaram que não pretendem representar criminalmente o agressor, ou seja, 48%.

“Esse dado é preocupante. Elas sentem medo, porque os agressores ameaçam com relação à pensão e à guarda dos filhos. Então, elas chegam ao Nudem com o objetivo da separação, porque querem se livrar de uma vez por todas daquela situação, e realmente, não pensam em continuar com a denúncia. Mas é importante lembrar que a abertura da ação penal contra agressores se dá apenas partir de queixa feita pelo Ministério Público, sem obrigação de que a mulher tenha de tomar a iniciativa de denunciar o crime”, esclarece a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Nudem.

São os ex-companheiros e os cônjuges, com 47% e 36%, respectivamente, os responsáveis pela agressão e, em 42% dos casos, eles já vivenciaram situação de violência na infância. A estatística sobre o perfil do agressor se mantém nas pesquisas anteriores, em 2018, 44,5% e em 2017, 46,84% eram ex-companheiros. Além disso, em 60% dos casos, a violência acontece em ambos os espaços (público e doméstico) e os principais fatores que potencializam são: o ciúmes, uso de álcool e drogas, traição e a separação.

De acordo com a defensora pública “conhecer o perfil da assistida é uma forma de determinar os encaminhamentos que serão direcionados em cada caso e isso nos permite aperfeiçoar o serviço da Defensoria Pública. Já sabemos quem realmente são essas mulheres, elas têm rostos, nomes, endereços, filhos e, o pior, têm medo. E cada vez que essa mulher conta uma história triste, ela revive aquele momento de dor. Então, elas precisam de um equipamento forte, capaz de dar todo o suporte necessário para que ela consiga sair desse ciclo de violência e aqui temos uma escuta qualificada, individual e com respeito a sua intimidade e privacidade”, explica a defensora.

Em quatro anos seguidos do levantamento, realizado de 2016 a 2019 pelo setor psicossocial da Defensoria Pública, a violência psicológica segue sendo a mais presente. De acordo com a psicóloga da Defensoria, que acompanha os casos, este talvez seja um dos fatores pelo qual as mulheres vivem tantos anos no relacionamento abusivo e demorem para fazer a denunciar. “Foram 163 mulheres que, no ato do atendimento, revelaram ter passado mais de dez anos em situação de violência e só depois buscaram ajuda. Em outros 155 casos, elas passaram até cinco anos para buscar ajuda. Não é preciso ser agredida fisicamente para estar em um relacionamento abusivo e violento. Por ser de difícil identificação, a violência psicológica, na maioria dos casos, é negligenciada até por quem sofre – por não conseguir perceber que ela vem mascarada pelo ciúme, controle, humilhações, ironias e xingamentos”, explica a psicóloga Úrsula Goes.

“Percebemos que elas já passaram por todo o contexto agressivo de uma violência psicológica e moral, estão cansadas de seguir com o relacionamento, e tomam a decisão pela separação. Mas aí, o homem não entende isso, porque sempre se viu como dono da sua companheira, em uma relação de posse. E isso é preocupante, porque em muitos casos de feminicídio divulgados pela imprensa, você escuta dos familiares da vítima ou das autoridades que a violência ocorreu porque o companheiro não se conformava com a separação”, alerta a psicologoa Úrsula Goes.

Dados do Nudem Cariri – O Nudem Cariri é uma conquista da sociedade civil, solicitado no Orçamento Participativo e instalado em 2018, atendendo demandas de mulheres vítimas de violência nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A pesquisa foi realizada com 686 mulheres que buscaram assistência ao longo deste ano e mostrou que em 49,2% dos casos o agressor, geralmente o ex-companheiro, já responde por crimes previstos na Lei Maria da Penha e em 98,9% este homem encontra-se em liberdade.

Em sua maioria, as mulheres com idades entre 21 a 30 anos (38,6%), que possuem uma renda mensal de até um salário mínimo (40,5%), afirmaram que em 84,7% dos casos os filhos presenciaram as diversas faces da violência doméstica, seja ela psicológica (96,8%), física (73,7%), moral (67,4%), patrimonial (53,2%) e sexual (23,7%). Mesmo diante do contexto violento, 61% das mulheres ouvidas pelo nudem Cariri revelam que não têm interesse de denunciar criminalmente o agressor, que, em 35,8% dos casos também conviveu com a violência doméstica enquanto criança.

“Isso é um dado muito significativo para nós, porque mostra que aquele homem foi uma vítima de violência doméstica enquanto criança e que hoje representa o mesmo comportamento na frente dos filhos. É por isso que precisamos trabalhar cada vez mais com ações de educação em direitos para que a situação não seja reincidente e para que essas mulheres possam sair desse ciclo violento”, destaca o defensor público Rafael Vilar, supervisor do Nudem Cariri.

Exemplo de superação – A mulher que passou 17 anos ao lado de um marido ciumento e controlador, hoje busca um novo começo. Com o passar dos anos, os xingamentos e as ameaças evoluíram para as agressões físicas e sexuais até ela ser ameaçada de morte. “Era uma situação de posse, ele queria ter controle de tudo, rastreava o carro, o celular, me controlava em todos os lugares onde eu ia até ele ultrapassar todos os limites e chegar a me bater mesmo. Foi quando eu dei um basta. Nós temos dois filhos e eu sabia que se eu não buscasse ajuda eu poderia morrer. Quando busquei a Defensoria, me foi amparado não só na questão da violência doméstica, mas em tudo que envolve ela, como na questão da guarda e da pensão das crianças”, revelou a mulher que hoje consegue enxergar um novo futuro sem medo.
Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) – O Nudem recebe demandas diárias que envolvem mulheres. A atuação nesta área envolve a defesa dos direitos das mulheres que se encontram em situação de violência doméstica e familiar, prestando toda a assistência, como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso, requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município. São comuns casos de ações cíveis, tais como divórcio, pensão alimentícia, guarda e reconhecimento de paternidade. Já no âmbito de questões criminais a incidência maior é de pedido de medidas protetivas contra agressores.

Ao longo de 2019, a Defensoria Pública divulgou a campanha Em Defesa Delas, que buscou a conscientização e combate à violência contra as mulheres. A partir dos dados compilados pelo Nudem, durante os meses de janeiro a novembro deste ano, Elza foi criada. Uma personagem que não é real, mas que é reflexo de todas as violências vividas por essas 1259 mulheres atendidas pelo Núcleo e que buscaram na Defensoria Pública um amparo para seguir em frente. Confira.

Onde buscar por atendimento
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem
Rua Tabuleiro do Norte, S/N, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira).
(85) 3108-2986
Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem Cariri
Travessa Iguatu, 304, CEP 63122045, Santa Luzia, Crato Ceará.