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Defensoria Pública divulga telefones e e-mails para orientações à população sobre atendimentos de demandas

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Seguindo às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria da Saúde do Estado Ceará acerca do estado de pandemia em relação ao novo coronavírus (Covid-19) e tomando medidas preventivas, a Defensoria Pública do Estado do Ceará está em escala de teletrabalho, com atendimentos restritos aos casos de urgência, identificados como aqueles que não podem aguardar sob risco de dano grave ou irreversível ao assistido.

A modalidade de teletrabalho será adotada a partir desta segunda-feira (23) até novas orientações, tanto na capital quanto no interior, com o objetivo de possibilitar o atendimento e orientação da população em meio às medidas de isolamento. Para garantir o acesso do assistidos às informações, a Defensoria Pública disponibiliza números de telefones e e-mails específicos para cada assunto.

Nos casos relacionados a questões de saúde, o assistido deverá entrar em contato, primeiramente, pelos telefones: (85) 98895-5436 / (85) 3194-5035 para pegar a relação de documentos necessários, sendo possível encaminhá-los para o e-mail do núcleo – demandasnudesa@gmail.com – a fim de viabilizar o andamento de seu requerimento. Vale destacar que somente o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) realizará o atendimento remoto e também presencial durante a semana, por lidar com assuntos essencialmente urgentes. O funcionamento se dará na sede administrativa da Defensoria, na sala da Coordenadoria das Defensorias da Capital (CDC), localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1100, Luciano Cavalcante, de 12h às 17h.

Para acolher as demandas relacionadas ao Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp) foi desenvolvida uma ferramenta extra, além dos telefones e e-mails, que consiste em um formulário online para preenchimento de dados e até mesmo juntada de documentos se for preciso.

Aos assistidos que residirem no interior a obtenção de informações também se dará por meio dos números de telefone e e-mails divulgados; e em casos de urgência, que se faça estritamente necessário, às sedes dos municípios de Caucaia e Maracanaú estarão prestando orientações presenciais, de  8h às 14h.

“Destacamos que o compromisso da instituição é de resguardar a garantia dos direitos da população e seguindo esta responsabilidade lembramos que se não for URGENTE, permaneça seguindo as orientações das autoridades de saúde e sigam em isolamento para assim evitar a transmissão do Coronavírus”, explica a defensora geral Elizabeth Chagas.

Confira as listas de telefones e o link de acesso ao formulário de atendimento do Nuapp:

TELEFONES PARA ORIENTAÇÃO SOBRE DEMANDAS NA CAPITAL

TELEFONES PARA ORIENTAÇÃO SOBRE DEMANDAS NO INTERIOR

FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO ONLINE NUAPP

* Fique alerta:

A pessoa contaminada tosse ou espirra espalhando o vírus, por isso o isolamento é tão importante.

Caso seja inevitável sair de casa, tomar medidas de prevenção são essenciais:

Lave bem as mãos

Cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar

Mantenha-se em ambientes bem ventilados

Evite contato direto com pessoas doentes e permanência em aglomerações