Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará garante qualidade de vida para assistido com nova prótese

Publicado em

rafael1

Em janeiro de 2013, a vida de Francisco Rafael da Silva Saraiva mudou completamente. Durante uma viagem para visitar a Serra do Baturité, ele sofreu um acidente de moto e após 42 dias de internação no Instituto Doutor José Frota (IJF) e diversas complicações no ferimento, teve a perna direita amputada. A partir daí começou uma nova saga. Antes do acidente, Rafael trabalhava como barman em uma rede internacional de hotéis, mas depois teve que reestruturar a vida com o auxílio-doença.

Após dois anos do acidente, Rafael procurou a Secretária de Saúde do Estado do Ceará para solicitar de forma administrativa uma prótese. “Não conseguia realizar algumas atividades diárias, tive depressão, as muletas eram pesadas e eu dependia de outras pessoas da minha família para executar atividades básicas”, complementa Rafael.

A esperança com o equipamento era reencontrar a liberdade. Mas ela só chegou quando houve a intervenção da Defensoria Pública Geral do Ceará. “Após anos de espera em uma fila que não tinha fim, me orientaram a recorrer à Defensoria Pública. Todos me informaram que era a única solução para eu resolver rápido o meu problema. E foi. Dei entrada no processo no começo de 2016 e hoje estou renovado”.

rafael3A prótese mudou a vida de Rafael. “Durante a depressão, me reencontrei na natação e hoje sou um paratleta, classificado nas modalidades Natação F10, que é a última classe destinada a atletas com deficiência física; e o Atletismo F44 , destinadas a atletas que sofreram amputação abaixo do joelho. Além disso, estou me aventurando no surf adaptado. Sem a Defensoria Pública seria impossível realizar essas conquistas”, finaliza.

Rafael recorreu ao Núcleo de Defesa da Saúde do órgão que encaminhou inicialmente o pedido ao Núcleo de Atendimento Inicial em Saúde (NAIS). Trata-se do programa “Defensoria Em Ação por Mais Saúde”, que criou um fluxo administrativo a ser percorrido para evitar a judicialização e a demora de demandas de saúde que podem ser solucionadas extrajudicialmente. No entanto, novamente a prótese foi negada de forma administrativa e a Defensoria judicializou a ação.

“O Juiz da 11ª Vara da Fazenda Pública, Carlos Rogério Facundo, concedeu a tutela de urgência e determinou que o Estado do Ceará fornecesse a prótese solicitada, no prazo de dez dias. Entretanto, a decisão judicial estava sendo descumprida pelo ente público e, em 25 de maio de 2016, requeremos o sequestro de verbas públicas no valor correspondente ao da prótese, de R$11.200,00. Após reiterados pedidos de sequestro, finalmente o Estado cumpriu a decisão judicial e em novembro deste ano a prótese foi entregue pela Secretaria de Saúde do Estado”, explica a defensora pública Sulamita Alves Teixeria.

No procedimento de sequestro de verbas públicas, o juiz realiza o bloqueio da conta bancária do ente público e, por meio de um alvará, o assistido saca o dinheiro no banco e compra o material solicitado no estabelecimento comercial que apresentou menor orçamento. Após isso, o assistido deve prestar contas no processo, apresentando a nota fiscal no valor correspondente ao sequestro realizado.

Durante o ano de 2016, o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) já contabilizou 5.665 atuações. De 2013 a 2015, foram 9.573 atuações, sendo 3.946 ações judiciais contra Estado, municípios e planos de saúde, em Fortaleza. Desde maio deste ano, quando a Defensoria Pública do Ceará firmou termo de cooperação com Estado e Município, foram realizados 1.889 atendimentos. Destes, 529 foram resolvidos administrativamente e 890 foram judicializados. Entre as solicitações mais comuns na área de saúde, o cidadão procura a justiça para ter acesso à alimentação especial, medicamentos, exames, cirurgias, consultas médicas, leitos em UTI, tratamentos para dependentes químicos, aparelhos e próteses.

rafael4“Tantas vezes vi o Rafael subindo as escadas do fórum com muletas. Acompanhamos todo o sofrimento dele por meses. No dia em que ele chegou à Defensoria Pública, somente para agradecer, andando com a prótese, ficamos muito emocionados. Foi gratificante”, finaliza Sulamita.

Convênio
Em maio de 2016, a Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou o termo de cooperação com as Secretarias da Saúde do Estado e do Município com objetivo de manter um diálogo permanente entre as partes, fazendo que as demandas da saúde, recebidas na Defensoria, sejam resolvidas sem a necessidade de judicialização. Dentro do programa foi criado um fluxo administrativo a ser percorrido para evitar o atraso de demandas de saúde que podem ser solucionadas extrajudicialmente. Quando o assistido procurar o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública, a Defensoria encaminha o pedido ao Núcleo de Atendimento Inicial em Saúde (NAIS), com funcionários dos três órgãos envolvidos na ação. Este setor tem até 10 dias úteis para responder a solicitação, da melhor maneira existente, para que o problema seja resolvido, evitando que a Justiça seja acionada. caso a demanda seja provisória ou substitutiva, uma Câmara de Conciliação pode ser acionada para prover um entendimento entre o sistema única de saúde e o paciente.

Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde
Endereço: Rua Nelson Studart, S/N, Eng. Luciano Cavalcante
Tel.: (85) 3101.3434 / 3278.3556
Ou acesso o link para conferir a documentação necessária para as principais demandas da área:  http://www.defensoria.ce.def.br/atuacaogeral/saude/